Qual a finalidade do texto A raposa e as uvas?

Perguntado por: svasques6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A raposa e as uvas carrega um valor existencial tão grande quanto a doçura do objeto almejado pela raposa. Por meio dessa fábula, conseguimos construir pensamentos a respeito de nós e do que almejamos. É necessário, de verdade, menosprezar algo porque não conseguiu tê-lo?

Resposta: Nesse caso, narrador-observador.

A fábula nos ensina que devemos sempre pensar no dia de amanhã e nos planejarmos para situações distintas, antecipando futuros cenários.

E, DE UM SALTO, A RAPOSA TENTOU, SEM SUCESSO, ALCANÇAR AS UVAS. EXAUSTA E FRUSTRADA, A RAPOSA AFASTOU-SE DA VIDEIRA, DIZENDO: “APOSTO QUE ESTAS UVAS ESTÃO VERDES.” ESTA FÁBULA ENSINA QUE ALGUMAS PESSOAS QUANDO NÃO CONSEGUEM O QUE QUEREM, CULPAM AS CIRCUNSTÂNCIAS.

O texto é uma manifestação escrita acerca das ideias de um autor (emissor ou locutor). Eles têm a função de transmitirem mensagens.

Temos, portanto, que fato é algo objetivo, que aconteceu. Opinião, por outro lado, é a ideia de alguém sobre algo ou alguém e, portanto, trata-se de algo subjetivo.

A raposa fala da responsabilidade de se cativar alguém
Quando ensina sobre a importância de ser cativada, a raposa também destaca para o pequeno príncipe o fato de que, quando se cativa alguém, também se é responsável por aquele que cativamos.

Ao final de cada conto do gênero, as pessoas são levadas a algum ensinamento, a famosa moral da história.

Fábula infantil. Numa manhã de outono, enquanto uma raposa descansava debaixo de uma plantação de uvas, viu alguns ramos de uva bonitas e maduras, diante dos seus olhos. Com desejo de comer algo refrescante e diferente do que estava acostumada, a raposa se levantou, ergueu as patas para pegar e comer as uvas.

A fábula é, segundo o Dicionário de gêneros textuais, uma narrativa breve, simples, pragmática e com personagens sem grande nível de complexidade. Ela é um texto que tem como finalidade uma formação ética e moral em seu leitor, pois evidencia determinados valores socioculturais em seu conteúdo.

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

Características das fábulas

  • Os animais são os personagens principais.
  • Possuem uma linguagem simples.
  • Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
  • Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.

Fortalecem o senso crítico
Usando os mais diversos cenários e personagens, as fábulas trazem situações e paradigmas reais de forma simples e de fácil assimilação, estimulando os pequenos a pensar sobre valores importantes na construção de suas personalidades.

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Fábulas são pequenas histórias que transmitem ensinamentos sobre a vida, pois abordam lições morais. A maior parte das fábulas expõe situações corriqueiras, típicas do dia-a-dia, mas são vivenciadas por animais.

Resposta. A moral da história é que o mérito não deve ser medido em razão da quantidade, mas visando a qualidade.