Qual é a finalidade da colação?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

A finalidade da colação é a de igualar as legítimas, sendo obrigatório para os descendentes sucessivos (herdeiros necessários) trazer à conferência bem objeto de doação ou de dote que receberam em vida do ascendente comum, porquanto, nessas hipóteses, há a presunção de adiantamento da herança (arts.

A colação é instituto de direito material pelo qual o descendente pode trazer à partilha discussão sobre doações feitas em vida pelo ascendente comum a outro descendente. De tal modo, impõe-se o dever de levar em conta os valores doados no momento da partilha.

Chama-se colação o ato pelo qual o descendente, cônjuge ou companheiro beneficiado pela transferência gratuita feita pelo de cujus, em vida, promove o retorno da coisa, ou do seu valor, excepcionalmente, ao monte partível, para garantir a igualdade de quinhões entre os herdeiros necessários (CC, art. 2002).

A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. Dessa forma, é necessário enviar alguém em seu nome, por procuração, para te representar na cerimônia - podendo ser, inclusive, um colega de sala que vá comparecer, ou qualquer outra pessoa que seja maior de idade.

Colação de Grau x Formatura – Quais as diferenças? Como você já pode imaginar, a proposta de o que é colação de grau e o que é formatura são bem distintas. Enquanto uma representa o término do ciclo da universidade personificado de maneira formal, a outra é a celebração oficial do momento.

A dispensa de colação pode ser feita a qualquer momento após a data da doação, desde que, no momento dessa dispensa, o valor da coisa doada (no valor de mercado de então) não exceda a 50% do patrimônio líquido do doador.

Em média, o custo da formatura para cada formando costuma ficar entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. Porém, é importante saber que esse valor também varia conforme o curso. Normalmente, os cursos de Direito e Medicina costumam ter festas mais luxuosas, o que acaba elevando o valor da formatura.

Como já mencionamos, o novo Código Civil estabelece, no artigo 2.005, que "são dispensados da colação, as doações que o doador determinar saiam da parte disponível, contanto que não a excedam, computando-se o seu valor ao tempo da doação."

As cerimônias da colação de grau tem início pontualmente no horário definido em Calendário, independentemente de quem esteja presente. Estão projetadas para durar aproximadamente, de 90 a 120 minutos, dependendo do número de formandos.

Para participar da cerimônia de colação de grau, o aluno deve obrigatoriamente ter concluído todas as etapas interpostas por sua instituição de ensino e ter alcançado a aprovação média em todas as disciplinas obrigatórias dispostas na grade curricular, além da aprovação final no trabalho de conclusão de curso (TCC).

A Solenidade dura, em média, 2 horas.

Bens doados devem ser trazidos à colação pelo valor atribuído no ato de liberalidade. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a colação de bens doados deve ter o valor atribuído no ato de liberalidade e não no tempo da abertura da sucessão.

O artigo 1.992 do Código Civil prevê que se o herdeiro, inventariante ou não, deixar de apresentar bens no inventário, perde o direito sobre eles.

A palavra colação tem a sua origem etimológica em collatum, que quer dizer transportar; o beneficiário da doação transfere para a herança do de cujus a liberalidade dele recebida. O descumprimento do dever de colação tem como consequência a pena de sonegação, explicitamente referida no Código Civil de 2002.

A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe o diploma, certificando oficialmente suas competências em determinada faculdade do conhecimento. Além da graduação, colam grau os concluintes de cursos de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado.

A colação de grau continua e sempre será gratuita. Conforme estabelece a lei federal 9.394 de 1996 (LDB), no seu artigo 53, VI, o ato de colação de grau é de responsabilidade da instituição de ensino, sendo um pré-requisito para que esta possa expedir o diploma do aluno.

Sim, independente de em qual ou quantas matérias você reprovou você pode colar grau de forma simbólica.