Qual é a filosofia da luta?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Toda luta tem sua tradição e Filosofia dentro de seu aprendizado, então é de grande importância uma reflexão sobre esse aspecto presente nela. As lutas são compostas de atitudes de respeito, até dentro de um combate onde os lutadores se cumprimentam ao terminarem.

possuem como objetivo principal a “defesa pessoal” por meio de golpes agressivos sobre o adversário. sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo. se disseminaram pela necessidade de luta pela sobrevivência ou como filosofia pessoal de vida.

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração.

De acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai, o mais importante dessa arte marcial é a filosofia de vida que oferece aos alunos, como amizade, companheirismo, superação de limites, disciplina e respeito ao próximo.

Paciência, Coragem, Confiança, Disciplina e Compaixão: valores que devemos exercer em nosso dia-a-dia e que as lutas muito nos ensina.

As 7 Virtudes das Artes Marciais

  • Compaixão, Benevolência.
  • Polidez e Cortesia, Amabilidade.
  • Sinceridade, Veracidade total.
  • Dever e Lealdade, Fidelidade.
  • Justiça e Moralidade.
  • Coragem, Bravura heroica.
  • Honra.

Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

Krav Maga

10 - Krav Maga
É considerada a mais letal arte marcial já desenvolvida. Criada pelas forças armadas israelenses, é um estilo não esportivo, já que a intenção original é deixar o adversário com a maior dor possível no menor tempo, incluindo também sua morte, se necessário.

A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades. O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.

Como parte da cultura humana, as lutas representam um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente importante para a Educação Física escolar, pois, qualquer que seja a modalidade de luta, exige respeito às regras, a hierarquia e a disciplina, valorizando a preservação da saúde física e mental de seus ...

As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.

Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/ defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras) regem as Lutas e as caracterizam. Buscar descobri-los, analisar e refletir sobre eles possibilitou criar uma definição para as Lutas e também para as Formas, uma de suas manifestações.

Os 3 Pilares do Muaythai. Força/Equilíbrio/Técnica.

A filosofia do Thai-Kickboxing Kyokushinkaikan evidencia-se: Respeito, Dedicação, Humildade, Responsabilidade, Harmonia, Sabedoria, Justiça e Confiança.

A filosofia do Jiu-Jitsu é baseada na inteligência, paciência e disciplina. É preciso aprender, antes de mais nada, quais são os seus três pilares principais, para depois “partir para a ação” e aprender os movimentos.

Entre os benefícios, estão o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, a melhora dos reflexos e ainda o raciocínio, pois esta arte trabalha o equilíbrio mental, aumentando a autoconfiança e autoestima.

No final da luta, cada juiz vai contar as pontuações para determinar qual lutador tinha vencido, se houver, de acordo com a contagem do juiz; um lutador que "ganhou" a maioria dos rounds geralmente possui mais pontos.

Lutando vem do verbo lutar. O mesmo que: estrebuchando, brigando, atacando, combatendo, guerreando, hostilizando, testilhando.

Nas artes marciais esses valores se expressam nitidamente nos comportamentos sociais, eles vêm enfatizando o respeito, a lealdade, a disciplina e a hombridade, na tentativa de desassociar a visão capitalista, onde visa-se somente o lucro, o interesse em vencer a qualquer custo.

Autodefesa, Confiança e Autoestima

  • 1 – Jiu-Jitsu. O Jiu Jitsu utiliza técnicas que aumentam a preparação e força física, desenvolve a resistência e estimula a concentração e equilíbrio. ...
  • 2 – Taekwondo. ...
  • 3 – Muay Thai. ...
  • 4 – Kung Fu. ...
  • 4 – MMA. ...
  • 5 – Kickboxing. ...
  • 6 – Krav Maga.