Qual é a festa mais importante para os judeus?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Páscoa (Pessach)

A Páscoa judaica é conhecida pelos judeus como Pessach, palavra do hebraico que significa passagem. A Páscoa comemorada pelos judeus também é uma de suas festas religiosas mais importantes, assim como é a Páscoa para os cristãos.

Hanukkah (lê-se rranucá) é uma festividade judaica realizada todos os anos, que celebra a vitória da luz sobre a escuridão e a luta dos judeus contra os seus opressores. Normalmente a festa dura cerca de oito dias.

Deus ordenou que Israel celebrasse sete festas, memoriais de Seus grandes feitos entre os israelitas.

Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

O Shabat é o dia sagrado dos judeus e significa descanso e desconexão. Embora cada cidade e cada família vivam essa data de uma maneira diferente, visitar Jerusalém durante o Shabat é uma oportunidade única de presenciar como a vida para.

Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

No início, a Festa das Primícias era uma comemoração simples. No sétimo mês do calendário agrícola, na primavera, quando as plantações demonstravam os primeiros sinais de amadurecimento, o agricultor israelita ceifava o primeiro feixe de cereal maduro de sua colheita e o levava ao sacerdote.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach (origem da palavra Páscoa), que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. O Pessach é festejado no sétimo mês do calendário judaico e é celebrado por 8 dias, antecedendo a Festa dos Pães Ázimos.

Como Israel é um país onde a maioria da população segue o judaísmo, lá é bastante comum uma cerimônia de aniversário que insere o jovem judeu como membro maduro da comunidade judaica, o famoso Bat Mitzvah. Lá as meninas são consideradas quase adultas aos 12 anos, enquanto os meninos são vistos como 'maduros' aos 13.

O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, devido ao calendário judaico ser diferente do calendário civil. Contudo, normalmente é perto do Natal cristão. Em 2021, a festividade aconteceu entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

Yom Kippur

Fica incluído no Calendário Oficial da República Federativa do Brasil o Dia do Perdão - Yom Kippur, a ser celebrado anualmente no 10º (décimo) dia, a partir do primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico (Rosh Hashaná).

Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos. Segundo a Bíblia, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais.

sete dias

A cerimônia de casamento judaico
Na Chupá, os pais da noiva e a noiva dão sete voltas ao redor do noivo. Esse ritual simboliza os sete dias de criação do mundo.