Qual é a fêmea do Raposo?

Perguntado por: sourique3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Substantivo1Editar

SingularPlural
Masculinoraposoraposos
Femininoraposaraposas

Canídeos

Canidae é uma família de mamíferos da ordem Carnivora que engloba cães, lobos, chacais, coiotes e raposas. É composto por 36 espécies distribuídas por todos os continentes com exceção da Antártica. Os canídeos têm uma cauda longa e dentes molares adaptados para esmagar ossos.

[Figurado] Indivíduo manhoso, matreiro.

corva | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Uma das principais rodovias do Estado de São Paulo completou 90 anos. A Raposo Tavares, que foi aberta para levar progresso para o interior do estado, ultrapassou os limites dos municípios e já fez história. A Raposo foi o primeiro acesso da capital ao oeste paulista.

Durante a época de reprodução, as raposas se comportam muito ruidosamente, latem, uivam e gritam. As lutas pela fêmea são especialmente barulhentas e espetaculares, porque geralmente 2-3 machos cuidam dela.

Como a maioria das raposas, a raposa-do-campo tem hábito crepuscular-noturno e é solitária. Essa é uma espécie monogâmica que só forma pares durante a época reprodutiva e de criação dos filhotes.

A raposa é "uma carne musculada e, como todas as carnes de caça maior, é defumada, muito aromática, com sabor intenso". Normalemente estes pratos são encontrados principalmente em locais próximos das zonas de caça e seu preço geralmente é alto.

A raposinha-do-campo é o único canídeo 100% brasileiro, endêmica do Cerrado, região que tem menos de 20% de sua área ainda em estado original. Bastante arisca, ágil e rápida, a raposinha é um animal de pequeno porte, que pesa entre 3 e 4 quilos e tem cerca de 60 entímetros de comprimento.

As raposas são animais que frequentemente usam tocas para dormir e descansar. Estas tocas são também o lugar onde as fêmeas se abrigam para dar à luz e cuidar de seus filhotes durante as primeiras semanas de vida antes de poderem vir à superfície.

Significado de Raposo
substantivo masculino O macho da raposa.

Sobrenome português cuja origem normalmente é atribuída à alcunha de dom João Gonçalves, dito o “Raposo”. Porém, seu pai, dom Gonçalo Anes de Meneses, rico-homem (assim chamados os nobres da época) do rei castelhano dom Sancho IV (1258-95), o Bravo, já usava a mesma alcunha. Dom Gonçalo é mencionado em 1283.

Alimentação: Carnívoro. Reprodução: Gestação de 60 dias, nascendo em média 2 filhotes. Expectativa de Vida em Cativeiro: 10 anos.

[Zoologia] Nome de várias aves de uma família que inclui ainda as gralhas, gaios e pegas.

crocito | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Para impedí-lo, Dora deve dizer três vezes seguidas a frase “Raposo, não pegue!”, mas nem sempre ela é mais rápida do que ele. E mesmo com estes roubos, Dora tem esperanças de que um dia eles se tornem amigos para que ela o ajude também.