Qual é a favela mais perigosa do Rio de Janeiro?

Perguntado por: lfernandes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Jacarezinho

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

A partir do último lugar, os três piores bairros cariocas, segundo o IPS, são Cidade Nova, Jacaré e Cidade Universitária.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

A Praia de Copacabana
Apesar da faixa de areia ser a mesma, é considerado outro bairro, e possui duas favelas (Babilônia e Chapéu-Mangueira) que podem assustar um pouco os desavisados. Mas, em geral, tudo é tranquilo no calçadão, na areia e nas ruas próximas, sem maiores problemas.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus. Sob seu jugo estavam 2 milhões de fluminenses, segundo o Geni/UFF, com dados de 2022.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Leblon

O índice FipeZAP, que utiliza anúncios publicados nos portais da plataforma imobiliária ZAP+, aponta o Leblon como o bairro mais valorizado.

O bairro Barra da Tijuca é perigoso? O bairro Barra da Tijuca pode ser considerado um bairro de segurança média, com 64% das avaliações de moradores afirmando que é uma região segura. Além disso, 88% dos avaliadores afirmaram que o bairro possui ruas bem iluminadas e 31% avaliaram não ter risco de alagamentos.

Evite visitar de carro
Nós não recomendamos que você visite a favela em carros particulares. As pessoas que vivem lá não conhecerão o seu carro, e podem sentir-se ameaçadas. Como algumas favelas ainda tem certa violência, especialmente nos últimos meses, isso é especialmente importante para a sua segurança.

Renan Monteiro

Em entrevista EXCLUSIVA ao Parceiros da Rocinha, durante a nossa visita ao novo Polo turístico da Rocinha (o famoso Mirante) os proprietários Renan Monteiro, Paulo Roberto, Amauri Gomes e Eduardo Trindade pensaram muito bem em como seria se renovar dentro da maior favela da América Latina.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui cerca de 5000 moradores.

O Rio de Janeiro possui duas linhas de metrô, que agora vai até a Barra da Tijuca, além do VLT (um trem leve de superfície, com ar condicionado) interligando a rodoviária e o Aeroporto Santos Dumont com a região central e com o metrô. Ambos são seguros e eficientes.

A utilização do Ubber na cidade do Rio de Janeiro é muito tranquila e de excelente qualidade. O aeroporto Santos Dumond possui uma das melhores estruturas para utilizar o Ubber. Ao desembarcar dirija-se por dentro do aeroporto, passando pelo setor de embarque e pegue o acesso ao Shopping do aeroporto.

Confira algumas das comunidades no Rio para você visitar quando estiver querendo fugir do convencional.

  1. 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  2. 2 – Morro dos Prazeres. ...
  3. 3 – Santa Marta. ...
  4. 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  5. 5 – Vidigal. ...
  6. 6 – Complexo do Alemão. ...
  7. 7 – Favela da Rocinha.

As favelas ocupadas foram Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cándido, nas quais vivem cerca de 3 mil pessoas. As três são próximas à estação dos bondinhos que levam até ao Cristo Redentor, uma das maiores atrações turísticas do Rio de Janeiro, que deve ser visitado pelo papa Francisco.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.