Qual é a favela mais perigosa de Belo Horizonte?

Perguntado por: valves5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Uma delas é considerada a mais perigosa da cidade, a Morro das Pedras. Essa favela fica na Região Oeste da capital, lidera o rankings de violência na cidade, com somente 175 dias sem uma ocorrência de homicídio, sendo uma das grandes preocupações das forças de segurança de Minas Gerais.

Belo Horizonte, por exemplo, tem 226 favelas, vilas e conjuntos habitacionais, como registrou o Guia Cultural de Vilas e Favelas. Apesar de serem mais comuns nas grandes cidades, as favelas também estão nos municípios interioranos, inclusive nos centros históricos.

O bairro Novo Aarão Reis, na região Norte de Belo Horizonte, é o que possui o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza na capital.

a Grotinha, o Distrito Industrial do Jatobá e o Vila Real II apresentam as menores rendas médias da cidade, com 0,3 salários mínimos cada um. Isso significa que a renda média dos moradores do Belevedere é 38,7 vezes maior que a dos habitantes dos bairros que detêm as menores rendas médias da cidade.

Rogério Rego

Criado no aglomerado, Rogério Rego comanda um programa na Radio Autentica Favela, é conselheiro tutelar e liderança social no Serrão. Ele conta que quando chegou ao aglomerado, há cerca de 30 anos, a Serra era bem diferente.

Mas você sabe quais são as maiores? E as menores? Segundo levantamento da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a avenida Otacílio Negrão de Lima, na Orla da Lagoa da Pampulha, é a maior da cidade. São 18,63 Km que cercam um dos principais cartões postais do município.

Uma das grandes preocupações das forças de segurança de Minas Gerais é com as quatro maiores favelas de Belo Horizonte. Em três delas – Aglomerado da Serra, Morro dos Papagaios e Morro das Pedras –, já são mais de 120 dias sem registro de homicídio.

Rocinha

Os dados preliminares do Censo de 2022, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que o Sol Nascente ultrapassou a Rocinha, do Rio de Janeiro, como maior favela do país. O instituto fez a estimativa com base na quantidade de habitações de cada região.

A Favela Cabeça de Porco, na Serra, exemplifica a situação. Mudou o nome para Vila Nossa Senhora da Conceição, após mobilização dos moradores e auxílio da Igreja. A Favela do Pau Comeu, tornou-se Vila Nossa Senhora de Fátima e o famoso Buraco Quente hoje é Vila Senhor dos Passos, seguindo o mesmo percurso.

Pedreira Prado Lopes

A Pedreira Prado Lopes é a mais antiga favela de Belo Horizonte. Sua ocupação começou entre 1900 e 1920. Os primeiros moradores foram operários que trabalharam na construção da nova capital, atraídos pela proximidade do Centro e pela presença de serviços na região da Lagoinha.

8 bairros com imóveis mais valorizados em Belo Horizonte

  1. 1 – Belvedere. Um dos mais caros e luxuosos bairros da capital mineira, o Belvedere fica localizado na parte mais alta de BH, na zona sul. ...
  2. 2 – Carmo. ...
  3. 3 – Funcionários. ...
  4. 4 – Lourdes. ...
  5. 5 – Santo Agostinho. ...
  6. 6 – Betânia. ...
  7. 7 – Cidade Nova. ...
  8. 8 – Estrela do Oriente.

Ao todo, a capital tem 332 km² e possui 487 bairros.

Na edição 2021, no qual 30 brasileiros aparecem entre as pessoas mais ricas do planeta, há um mineiro de Belo Horizonte que é considerado o mecenas do Clube Atlético Mineiro. Com patrimônio de US$ 2,2 bilhões, Rubens Menin Teixeira de Souza ocupa a posição 28 no ranking dos bilionários que moram no Brasil.

Belvedere, Funcionários, Santo Agostinho, Carmo e Lourdes são os cinco bairros com o metro quadrado mais caro de BH – todos localizados na região Centro-Sul da cidade. Os dados fazem parte do levantamento de outubro de 2022 feito pelo Loft Dados, núcleo da startup que dissemina informações sobre o mercado imobiliário.