Qual é a fase mais difícil do casamento?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

É uma das fases do casamento onde a intolerância e do egocentrismo aparecem. As pessoas estão tão conectadas com os seus deveres profissionais, familiares e domésticos que atribuem cobranças excessivas ao outro.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

1. Não planejar a vida financeira. Não conversar sobre dinheiro é um dos principais hábitos que leva um casal a se separar. Portanto, caso vocês não tenham uma vida financeira saudável, isso pode levar o seu casamento ao divórcio.

Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe". O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

O relacionamento amoroso pode esfriar por uma diversidade de razões, segundo psicólogos. Casamentos e namoros longos, por exemplo, tendem a cair em uma rotina após alguns anos.

As crises no casamento começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. Parece que o casal não consegue mais se entender, então, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.

“Esta crise trazida por Saturno, a cada sete anos, pode ser disparada por fatores externos (relocação de um dos cônjuges, dificuldades familiares que exigem dedicação de uma das partes, dificuldades financeiras, etc.)

1. Infidelidade. A infidelidade é um dos principais motivos de brigas e separações entre casais. Optar por estar em um relacionamento é comprometer-se com o bem-estar da sua (ou seu) companheira(o), oferecendo responsabilidade afetiva e estabilidade emocional.

Quais os sinais de crise no casamento? A falta de respeito no relacionamento é um dos piores sinais que podem haver numa crise no relacionamento. Além de xingamentos, empurrões e outras violências físicas e psicológicas, a crise no casamento pode ser notada através de sinais menos espetaculares.

No ranking das principais razões de afastamento aparecem também a falta de atenção, problemas financeiros, maior dedicação aos filhos e rotina. O primeiro motivo que pode acabar com a intimidade e atrapalhar a vida a dois é o trabalho.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

O abuso físico, verbal e emocional não é aceitável em um casamento. Se o seu cônjuge bate, degrada ou humilha você, procure ajuda. Mesmo que seja casada, você nunca deve ser forçada a ter relações sexuais contra a sua vontade. Violência física grave é provavelmente mais importante do que você pensa.

Casamento está ruim? | Veja mais sobre os sinais do divórcio

  1. A comunicação é inviável.
  2. A paixão chegou ao fim.
  3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade.
  4. Vocês têm ambições diferentes.
  5. Há falta de parceria no casamento.
  6. A relação se tornou violência.

O excesso de expectativa é a causa mais comum para o divórcio, tendo em vista que resulta em frustração recorrente e, no final das contas, causa diversos conflitos que só tendem a piorar. É por isso que todos os especialistas em comportamento a dois indicam: é necessário dialogar.

Dormir separado não é algo recomendado na Bíblia porque ele cria distância entre o casal em vez de trazer maior proximidade entre ambos. Além disso, quando você dorme separado do seu parceiro, há menos chances de ter momentos íntimos para fortalecer o relacionamento amoroso.

É muito importante que o casal fique atento aos sinais de que o relacionamento está se desgastando e o amor se esfriando para que juntos se posicionem. esse desgaste é um processo e muitas vezes o casal vai se acomodando e não percebe ou tem dificuldades para resolver, por acreditar que não tem mais chance.

Oração pelo casal em crise
Todo mal que está querendo separar esse casal, seja repreendido agora em nome de Jesus Cristo! E eu determino que na vida desse casal haja respeito, paz, alegrias e um amor que cresce cada dia mais, assim como foi no começo, que venha a crescer e frutificar em nome de Jesus. Amém".

Normalmente, um dos principais sinais de um relacionamento desgastado é a falta de contato físico. Não tem mais beijos, não tem mais abraços, não tem mais carícias e as relações sexuais não estão entre as prioridades da rotina do casal[IM1] .

São duas pessoas que decidiram ficar juntas mas são indivíduos diferentes, com bagagens emocionais diferentes. Quando falta Inteligência Emocional, tudo isso pode afetar a cumplicidade entre vocês.

Evitar permanecer em casa, ausência do diálogo, atitudes de individualidade, manter distância do outro (mesmo dentro de casa), silêncio exagerado, falta de interesse e preocupação com a vida do cônjuge e não desejar dividir a sua vida são sinais de alerta de que o casamento está desgastado, explica o terapeuta familiar ...