Qual é a fase da garatuja?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Entre 1 aos 4 anos a criança começa a rabiscar ou garatujar e surpreende ao ver que o movimento de sua mão agarrada a um lápis deixa um traço ou sinal no papel até então branco.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança.

Cada rabisco, uma descoberta
O desenho da criança é precedido pela garatuja, que é a fase inicial do grafismo. As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta.

Estágio das garatujas
Também é possível observar que o pequeno(a) escolhe diferentes cores. Esses rabiscos permanecem até, aproximadamente, 2 anos de idade. Depois, começa a realizar curvas e linhas mais direcionadas. Nesta fase, a criança percebe que seus movimentos definem seus traços.

Garatuja é o nome que se dá aos primeiros rabiscos e desenhos da criança, que seguem pela primeira infância (até os 7 anos), inicialmente sobrepostos em muitas camadas.

Garatuja Controlada
Controla um pouco mais seus movimentos. Transforma pequenos círculos em pessoas e animais, dando-lhes cabelos, olhos e membros (em geral braços). O desenho deixa de ser simples expressão motora e começa a representar coisas de sua realidade, em geral, figuras humanas.

O grafismo ou desenho infantil é constituído por fases denominadas por Viktor Lowenfelde como: 1° Estágio – Garatuja, que por sua vez subdivide-se em: garatuja desordenada, ordenada e nomeada.

Os 5 estágios de Piaget

  • 1 – Garatuja. Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). ...
  • 2 – Pré-Esquematismo. Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. ...
  • 3 – Esquematismo. ...
  • 4 – Realismo. ...
  • 5 – Pseudo Naturalismo.

Resumo sobre tipos de desenho
Desenho artístico. Cartoon / HQ. Desenho de retrato. Caricatura.

As garatujas apresentam traços fortes, sendo vacilantes, e poucos fluídas. De forma geral, as garatujas podem ser escritas ou desenhadas: Garatujas escritas: é quase uma tentativa de escrever. Garatujas desenhadas: é quase uma tentativa de desenhar.

A) Luquet (1913).

Outra forma de avaliar é pela marca pessoal da criança. “Se ela sempre faz determinado desenho - gosta de árvore, por exemplo - e vai se aprimorando nesse tema, observar a evolução é uma maneira de avaliar”, diz Andrea. Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.

O grafismo infantil é a primeira forma de escrita representada pela criança antes mesmo de ser alfabetizada, é mediante os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida.

Esses rabiscos antecedem a fase do desenho figurativo e são também uma das formas das crianças expressarem seus desejos, sentimentos e de entender o mundo ao seu redor. Em nossos Colégios e Unidades Sociais, valorizamos e acompanhamos esses traços que fazem parte do desenvolvimento durante a primeira infância.

A garatuja implica um ato lúdico-escritural enigmático que se estrutura como espelho em representação; marcando o trânsito entre a representação e o representado. A garatuja como tal terá de se incorporar (recalcar-se) para transformar-se em desenho figurativo.

A criança evolui, no seu desenho, por fases que podem ser observadas claramente. Em um primeiro momento, podemos observar uma garatuja ordenada circular onde há a conquista do movimento circular. No início da representação, ela começa a associar o seu desenho a uma imagem mental.