Qual é a farinha que não tem carboidrato?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Uma das mais populares atualmente quando o assunto é alimentação low carb, a farinha de amêndoas é isenta de carboidrato e glúten, além de ser fonte de fibras, vitamina E e antioxidantes.

Farinha de grão de bico
É a melhor farinha para substituir a farinha de trigo sem exigir grandes preparos antes do uso. O pão, quando feito com o grão de bico, enriquece o organismo com proteínas, fibras e vitamina B6.

Uma alternativa bem simples e nutritiva para o cardápio noturno é a sopa de legumes, que pode ser feita com cenoura, inhame, chuchu, batata, vegetais folhosos, salsinha e outros temperos - cozidos em pedaços ou até mesmo batidos.

O Arroz Zero Carbo é o substituto perfeito para seus pratos de massa tradicionais. Possui apenas 9 calorias em cada 100 gramas e zero de carboidratos.

  • Legumes e verduras: Brócolis. Cenoura. Couve-flor. Espinafre.
  • Oleaginosas: Amêndoas. Macadâmia. Nozes.
  • Peixes: Atum. Salmão. Sardinha. Truta.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Rica em fibras, a farinha de aveia ajuda na redução do colesterol, diminui os níveis de açúcar no sangue e prolonga a sensação de saciedade, ajudando quem deseja emagrecer.

Por isso, na refeição matinal alguns alimentos são boas sugestões, como, por exemplo:

  1. Cereais integrais.
  2. Granola com frutas.
  3. Aveia em flocos ou farelo de aveia.
  4. Aveioca.
  5. Iogurtes.
  6. Kefir (ação probiótica)
  7. Kombucha (ação probiótica)
  8. Frutas ricas em fibras.

A farinha de maracujá é muito boa para emagrecer porque é rica em pectina, que confere saciedade, podendo, por isso ser adicionada em vários pratos para diminuir a fome durante o dia.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Confira, então, alguns bons exemplos de farinhas para quem tem diabetes:

  • 1 – Farinha de amêndoas. Além de possuir um baixo índice glicêmico, ela é livre de glúten — o que é ótimo para os celíacos. ...
  • 2 – Farinha de coco. ...
  • 3 – De grão-de-bico. ...
  • 4 – Farinha de aveia. ...
  • 5 – Farinhas para quem tem diabetes: de espelta.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

O que pode substituir o arroz e macarrão? Confira 6 opções mais saudáveis para a sua rotina!

  1. Espaguete de legumes. Deixe de lado a farinha branca e aposte em espaguetes feitos com legumes. ...
  2. Arroz de couve-flor. ...
  3. Quinoa. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Amaranto. ...
  6. Trigo sarraceno.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Ovo de galinha
Em 100 g, temos 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.

Os grãos de feijão têm baixo nível de gorduras e possuem óleos benéficos à saúde. São ainda ricos em fibras, carboidratos e proteínas vegetais. Aproximadamente de 60 a 70% de sua matéria seca são carboidratos, assim, o delicioso grão é uma excelente fonte de energia para o dia a dia.

Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção. Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar.

1. Lentilha rosa – possui mais proteína que o feijão e tem um sabor suave, podendo ser usada na forma de salada. Arroz negro – tem 250% mais quantidade de proteína que o arroz branco e 30% mais que o arroz integral; possui grande quantidade de compostos bioativos, que são essenciais para nossa saúde.

É um cereal rico em fibras solúveis e proteínas, além de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais antioxidantes. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), em 100gramas de aveia tem: 394 calorias sendo: 66,6 gr de carboidratos; 13,9 gr de proteínas; 8,5 gr de gordura e 9,1 gr de fibras.

Blog Magnus

  1. 5 passos para cortar carboidratos da sua alimentação. Por Magnus Personal Trainer em 20/04/2022. ...
  2. Deixe de consumir bebidas açucaradas. ...
  3. Reduzir a ingestão de pão. ...
  4. Aposte nas castanhas. ...
  5. Troque a farinha de trigo por outros tipos de farinha. ...
  6. Aumente o consumo de proteína.