Qual é a família do violão?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um dos instrumentos mais populares do mundo, o violão faz parte da família das cordas dedilhadas. Muito versátil, pode ser usado em praticamente qualquer gênero ou estilo musical, tanto como instrumento solista, em conjuntos de câmara, ou como acompanhamento de canto.

Características do Violão
Considerado um instrumento de corda pinçada, pois a principal forma de extrair o som das cordas é com os dedos, palheta ou dedeira. No mundo, é conhecido como guitarra acústica ou clássica.

Família das Cordas É o principal grupo de instrumentos de uma orquestra. O violino graças à sua versatilidade e alcance, é a principal voz da família.

Uma dessas famílias é a dos metais, que é formada basicamente por instrumentos de sopro, como a corneta, a surdina, a trompa, o eufônio, o clarim, a vuvuzela, o berrante, o melofone, a bucina, entre outros. Mas os representantes mais conhecidos são o trompete, a trompa, a tuba e o trombone.

cordas

Muita gente considera o piano um instrumento de teclas, mas segundo a classificação Hornbostel-Sachs (a mais usada pelos estudiosos da música) ele pertence à família das cordas, como guitarras e violinos.

Assim como a família dos metais, o naipe de madeiras é formado basicamente por instrumentos de sopro, como flauta, flautim, oboés, corne inglês, clarinetes, fagotes e contrafagotes.

A percussão é a outra grande família dos instrumentos da banda sinfónica. Designam-se por instrumentos de percussão porque na sua maioria, para produzir som têm de percutir, ou seja, bater.

A distribuição entre ambas as classificações é a seguinte:

  • Instrumentos de corda da orquestra sinfônica: cordofones.
  • Instrumentos de sopro: aerofones.
  • Instrumentos de percussão: membranofones e idiofones.
  • Instrumentos que utilizam a corrente elétrica: eletrofones.

Atualmente, com a modernização da música e das peças teatrais, a orquestra denomina-se o grupo de músicos e o conjunto de instrumentos que eles tocam.

Foi na Grécia, o registro do antepassado do violão, uma casca de tartaruga fechada com couro de boi, tendo como cordas tripas de carneiro esticadas. Esse é o mais remoto registro do violão. Derivado do alaúde árabe, foi levado pelos mulçumanos para a península Ibérica, adaptando-se muito bem às atividades da corte.

Confira então os principais tipos de violão!

  • Violão Clássico. Como o próprio nome diz, o violão clássico é o mais conhecido, usado e vendido para músicos. ...
  • Violão Flat. A palavra flat, do inglês, pode ser traduzida como “plano” ou “liso”. ...
  • Violão Jumbo. ...
  • Violão 7 cordas. ...
  • Violão 12 cordas.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

Normalmente, um violão tem 6 cordas e na afinação tradicional (ou padrão) as cordas têm os seguintes nomes – indo da mais grave para a mais aguda: E, A, D, G, B, E. Se quiser saber as notas que cada letra representa, aqui vai: E(Mi), A (Lá), D(Ré), G(Sol), B(Si), E (Mi).

1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de MI (E). 2ª corda: recebe o nome de SI (B). 3ª corda: recebe o nome de SOL (G). 4ª corda: recebe o nome de RÉ (D).