Qual é a faixa etária mais acometida pela anemia perniciosa?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Além disso, a doença costuma aparecer depois dos 30 anos de idade, mas também pode surgir antes, principalmente em crianças (anemia perniciosa juvenil) com menos de três anos. Além disso, outras doenças também podem aumentar o risco de uma pessoa vir a desenvolver anemia perniciosa.

Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo. Formigamento e dificuldades para andar podem acometer o portador da doença.

Conclusão: A prevalência de anemia está de acordo com a literatura. Destaca-se que maiores prevalências foram observadas nas populações mais desfavorecidas e entre os idosos.

Em casos mais graves ou prolongados de deficiência de vitamina B12, incluindo os casos de anemia perniciosa, as pessoas podem apresentar sinais e sintomas neurológicos, tais como: Forma de andar instável; Neuropatia periférica (dormência nos braços e pernas);

A anemia perniciosa é uma anemia megaloblástica causada pela má absorção de cobalamina. Os sintomas orais frequentemente consistem na sensação de queimação da língua, dos lábios e da mucosa jugal.

Existem vários tipos de anemias, mas nem todas são de causas nutricionais. As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).

Ela faz parte da formação das células sanguíneas e, também, são importantes para proteger o sistema nervoso. A dosagem ideal de vitamina B12, na mensuração no exame de sangue, é de acima de 200 pg/ml. Abaixo disso, é preciso realizar acompanhamento médico.

Anemia aplástica
É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.

A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida. A diminuição da acidez do estômago reduz a capacidade de o organismo retirar a vitamina B12 da proteína da carne.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

VERDADE. A deficiência de ferro é comum no idoso e resulta da perda de sangue causado por doenças crônicas na região intestinal ou por uma gastrite associada ao uso de anti-inflamatórios não esteroides, úlceras gastrointestinais, câncer colorretal, entre outros sintomas notáveis no sistema digestório.

A anemia por deficiência de ferro é a mais comum das carências nutricionais, com maior prevalência em mulheres e crianças, principalmente nos países em desenvolvimento. Crianças entre seis e 24 meses apresentam risco duas vezes maior para desenvolver a doença do que aquelas entre 25 e 60 meses(2).

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

Segundo a especialista, uma pessoa com anemia não pode doar sangue.

A deficiência de vitamina B12 — cuja principal causa é a gastrite atrófica, especialmente em jovens — é um achado bastante comum em nosso meio e sua prevalência aumenta com a idade do paciente. Ela pode cursar com anemia macrocítica, sintomas digestivos e sintomas neuropsiquiátricos.

A gastrite atrófica é uma alteração que afecta a mucosa corporal e quando associada com anemia perniciosa é frequentemente considerada auto-imune, suportada pela presença de anticorpos anti células parietais e anti factor intrínseco.

Alimentos como carnes em geral, ovos, leguminosas, vegetais verde-escuros, aveia, pães e cereais fortificados, castanhas e sementes, são boas fontes de ferro e de folato.