Qual é a faixa etária da população em idade ativa?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

É classificada de População Economicamente Ativa (PEA) a parcela que pode trabalhar no setor produtivo e que ajuda com a força de trabalho. No Brasil, é entendida entre 15 e 65 anos, pois a atividade entre 15 e 18 anos apenas permitida em caráter de aprendiz. Os 65 anos é a idade máxima para a aposentadoria.

Compreende as pessoas que trabalharam efetivamente menos de 40 horas em todos os trabalhos da semana de referência e estavam disponíveis para trabalhar mais, no período de 30 dias, contados a partir do primeiro dia da semana de referência da pesquisa.

Comparação Interanual - A taxa de participação (PEA/PIA) apresentou alta, passando de 59.7% em janeiro de 2021 para 62.3% em janeiro de 2022. A evolução da PIA apresentou elevação de 0.9%, a PEA teve alta de 5.4%, já a PO registrou alta de 9.4%.

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

Assim, a parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que se denomina por População Economicamente Inativa.

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias: Jovens - Indivíduos de até 19 anos; Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos; Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

O número de pessoas abaixo de 30 anos de idade no país caiu 5,4%, entre 2012 e 2021. No mesmo período, a população brasileira cresceu 7,6%, chegando a 212,7 milhões em 2021. O grupo etário com 30 anos ou mais representava 56,1% da população do país em 2021, percentual que era de 50,1% em 2012.

A População Economicamente Ativa (PEA) é um conceito adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para se referir a pessoas de 10 a 65 anos classificadas como ocupadas ou desocupadas.

Cálculo: A PEA é obtida pela soma da população ocupada e desocupada com 16 anos ou mais de idade.

Todos aqueles que estão trabalhando, os que estão desempregados e à procura de postos e mesmo aqueles que têm uma profissão, mas escolhem estar desocupados.

É classificada de População Economicamente Ativa (PEA) a parcela que pode trabalhar no setor produtivo e que ajuda com a força de trabalho. No Brasil, é entendida entre 15 e 65 anos, pois a atividade entre 15 e 18 anos apenas permitida em caráter de aprendiz.

Uma população cresce quando se registra um maior número de nascimentos do que de mortes, e também quando ocorre um maior fluxo de imigração do que de emigração de pessoas.

O topo e o corpo da pirâmide aparecem mais alargados, constatando o aumento da expectativa de vida, e o corpo representa a população economicamente ativa. Países em desenvolvimento, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a PEA em dois tipos, a população ocupada e a população não ocupada. A população ocupada corresponde ao grupo de pessoas que exerce alguma atividade remunerada, devidamente comprovada.

Resposta: Aposentados, crianças, idosos e jovens que não tem emprego.