Qual é a faixa de rolamento?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Faixa. Faixa consta na via de circulação e trata de divisões por onde um único veículo consegue circular. Normalmente, as faixas têm largura entre 3,5 metros e 3,6 metros.

Art. 77 - As faixas de circulação de veículos deverão apresentar dimensões mínimas, para cada sentido de tráfego de: a) 2,75 m (dois metros e setenta e cinco centímetros) de largura e 2,30 m. (dois metros e trinta centímetros) de altura livre de passagem quando destinadas a circulação de automóveis e utilitários.

a) Largura mínima da faixa de rodagem - 5 m; b) Largura desejável mínima da faixa de rodagem - 6 m; c) Largura mínima de cada berma, excluindo eventual valeta - 1,5 m.

Faixa. Faixa consta na via de circulação e trata de divisões por onde um único veículo consegue circular. Normalmente, as faixas têm largura entre 3,5 metros e 3,6 metros.

Cores: Branca, quando direciona fluxo de mesmo sentido; Amarela, quando direciona fluxo de sentido oposto.

Sejam arteriais, coletoras, locais ou qualquer outra, os tipos de vias despertam interesse dos apaixonados por mobilidade.

O artigo 182*V do CTB estabelece a aplicação de uma multa para quem parar o veículo na pista de rolamento das rodovias. A infração prevê a aplicação de 5 pontos na carteira de motorista, além de multas no valor de 195,23 reais. Esta multa pode sofrer aumento se o condutor for reincidente.

Se a linha for amarela é proibido parar ou estacionar nesses trechos, se for branca, ambas as condutas são permitidas. É importante estar alerta sobre essas informações, pois pode acontecer de você levar uma multa por ultrapassar ou estacionar em local indevido.

As medidas mais comuns são: 30X90cm, 60X90cm, 70X120cm, 80X120cm, 100X120cm, 100X150cm e 100X200cm. No entanto, nada impede que você opte por fazer a sua faixa em um tamanho personalizado.

Eles são chamados de séries de diâmetros e estão numerados como 7, 8, 9, 0, 1, 2, 3 e 4 (em ordem crescente de diâmetro externo). Dentro de cada série, há diferentes séries de larguras (séries de largura 8, 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6, em ordem crescente de largura).

O primeiro dígito indica a largura ou altura (dimensões B, T ou H). O segundo dígito identifica o diâmetro (dimensão D). Últimos dois dígitos identificam o código do tamanho do furo do rolamento. Se multiplicado por 5 resulta no diâmetro do furo (d) em mm.

Os limites da faixa de domínio têm sua configuração variada de acordo com cada rodovia, normatizados pelo Decreto n° 27.365/2006, e podem variar de 130 a 40 metros, divididos simetricamente em relação aos eixos dos canteiros centrais.

Embora não haja consenso na legislação sobre a distância exata, entre uma faixa de pedestre e outra, os especialistas apontam que a distância não deve ultrapassar os 500 metros e estes precisam estar em condições adequadas para o pedestre.

Faixas de pedestres – (Largura = 0,40 m) x comprimento x número de faixas, espaçadas de 0,60 m uma da outra, cor branco. Balizamentos – (Largura = 0,10 m) x comprimento, cor branco, padrão 4,00 m pintados e 4,00m sem pintura.

As pistas são vias separadas por obstáculos físicos, enquanto as faixas são separadas por uma pintura no chão. Portanto, pistas exclusivas são vias com uma separação física, destinadas somente para determinados veículos.

(2)- Para o prolongamento de vias coletoras a dimensão da via não poderá ser inferior a 17 (dezessete) metros, com largura mínima da calçada de 3,50 (três metros e cinqüenta centímetros) e, da pista de rolamento, de 10,00m (dez metros).

A Faixa de Domínio é a área sobre a qual se assentam todos os elementos que compõem uma rodovia, constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, obras de arte, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, até o alinhamento que separa a estrada dos imóveis lindeiros.