Qual a faculdade mais fácil de passar em Medicina?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

A seguir, listamos as 3 universidades com a menor nota de corte de Medicina no Sisu:

  • Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT: 622,28 pontos;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN: 627,65 pontos;
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco — UNIVASF: 634,98 pontos.

Por conta da concorrência, sim, é um pouco difícil passar em Medicina. As notas de corte costumam ser altas e há muitas pessoas em busca de poucas vagas. Mas isso não quer dizer que esse seja um processo impossível! A verdade é que, com dedicação, a sua hora vai chegar.

É difícil conseguir o FIES para Medicina? Sim. Para conseguir o FIES para Medicina o candidato precisa atender todos os requisitos do programa e alcançar uma note de corte que varia entre 700 e 800 pontos.

Conseguir vaga na faculdade de Medicina particular não é exatamente fácil, mas é bem mais tranquilo do que tentar entrar numa instituição pública. Praticamente todas as faculdades privadas têm um vestibular diferenciado para os interessados em estudar Medicina.

Não precisa ser gênio para passar em medicina
Apesar da disputa acirrada por uma vaga no vestibular e da intensa rotina de estudos, as pessoas que se formam em medicina costumam ter atribuídas a elas uma inteligência acima do comum, até mesmo comparada à genialidade.

O motivo é simples: a concorrência, implacável, vai exigir que você tenha uma nota muito acima da média no vestibular ou no Enem para conseguir passar. Nos processos seletivos que usam a nota do Enem, por exemplo, a nota de corte para entrar em Medicina fica na casa dos 850 pontos.

Com essa nota, você consegue ingressar em instituições públicas de ensino superior e, por isso, geralmente, a nota de corte para Medicina costuma ficar entre 770 a 900 pontos no Enem.

Estar por dentro e entender sobre todas as áreas de conhecimento do Enem é essencial. No entanto, existem algumas disciplinas que são as principais e que possuem um peso maior, e são: Física, Química e Biologia, que tem peso 3, e são as áreas mais vistas no curso de Medicina.

Para o curso de Medicina, língua portuguesa, literatura e biologia tem peso 3; matemática, geografia e química tem peso 2, história e física tem peso 1. Ou seja, foque nas três primeiras.

Sabia que com 500 pontos no Enem já dá para entrar na faculdade? Confira as notas de corte, os cursos e as Bolsas de Estudo disponíveis aí mesmo na sua cidade. Se você fez 500 pontos no Enem e está difícil se classificar para o Sisu, saiba que as chances no Prouni são maiores, já que as notas de corte são mais baixas.

Medicina é o curso mais concorrido do país em várias faculdades a disputa ultrapassa os 100 candidatos por vaga. O vestibular de Medicina está no imaginário coletivo como algo dificílimo não é difícil ter ouvido falar de alguém que tenha estudado por vários anos até conseguir a tão sonhada vaga na faculdade.

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) possui um dos cursos de graduação mais concorridos do Brasil, somando mais de 300 candidatos por vaga para ingressar em Medicina. Na edição de 2023, 67.657 pessoas se inscreveram para concorrer às 7.690 vagas dos cursos ofertados.

Na carreira de Medicina, é necessário ter mais de 70% de acerto no Enem 2020. Para se ter uma ideia: a nota de corte mínima para tentar uma vaga em Medicina no SiSU 2021/1 é de 730 pontos.

Por conta da concorrência, sim, é um pouco difícil passar em Medicina. As notas de corte costumam ser altas e há muitas pessoas em busca de poucas vagas. Mas isso não quer dizer que esse seja um processo impossível! A verdade é que, com dedicação, a sua hora vai chegar.