Qual é a facção de Santa Catarina?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Primeiro Grupo Catarinense, mais conhecido pela siglas PGC ou apenas G, é a maior organização criminosa do estado de Santa Catarina.

Sobre o PGC, sabe-se que foi criado em março de 2003, na Penitenciária da Capital, facção criminosa que é organizada, atua geralmente armada e usa adolescentes nas práticas criminosas com o objetivo inicial de obter melhorias e condições mais favoráveis aos reclusos.

Terceiro Comando Puro

Tudo 3. No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Primeiro Grupo Catarinense, mais conhecido pela siglas PGC ou apenas G, é a maior organização criminosa do estado de Santa Catarina. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico.

Giovani dos Santos Niches, o Giovani Bomba. Líder do PGC, articulador e tesoureiro da facção após a prisão de Davi Schroeder, o Gângster. Seria disciplina na Penitenciária de Florianópolis.

A compilação foi feita pelo Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV. Conforme o levantamento, o PCC tem 35.000 integrantes e é a maior organização criminosa no país. O grupo tem atividades em outros países, como Paraguai e ligações com outros grupos criminosos, como a máfia italiana 'Ndrangheta.

No Brasil, a presença do PCC, além de São Paulo, é mais forte em Mato Grosso do Sul e no Paraná por causa da fronteira com os países que têm bandos parceiros da facção.

A facção é a "Amigos dos Amigos", conhecida pela sigla ADA.

Além do PCC, outras quatro facções são ativas no Paraná: a Máfia Paranaense, o Primeiro Grupo Catarinense (PGC), o Primeiro Comando do Paraná (PCP) e a carioca Amigo dos Amigos (ADA).

O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

No PCC, a divisão de tarefas é extremamente rígida. Diferentemente do que acontece com o PGC, cada cargo tem responsabilidades bem definidas e cada um dos encarregados exerce suas atribuições na sua plenitude, sendo respeitado pelos demais.

4. Tudo 2. Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho.

O cavalo-vapor, cujo símbolo é cv, consiste numa unidade da grandeza física potência que expressa a ...

PCC, TCP, ADA, Liga da Justiça (milícia).