Qual é a existência do ser humano?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

De acordo com o existencialismo, a existência humana possui a característica de ser concreta, singular, afetiva, temporal, histórica, livre e finita. Concreta, no sentido oposto ao abstrato, metafísico ou idealista, mas como um ser que existe e vive concretamente no mundo da vida.

A partir da existência, os filósofos afirmam que o homem existe independente de qualquer outra definição, ou seja, a existência já basta para que o homem exista por completo, não é necessário nenhum outro elemento que a comprove.

O ser humano para a Filosofia
Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

A humanidade dá as condições para que a Terra se veja através de nossos olhos, para que se compreenda através de nossa inteligência, para que goze através de nossos sentidos. Não podemos subutilizar nossas competências. É tempo de nos re-alinharmos com o nosso propósito comum e sermos expressão da voz da Terra.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional.

Quando falamos sobre razão da vida, trazemos a questão racional na discussão. O sentido da vida liga o emocional também, a busca por aquilo que ilumina nosso coração. Mas a razão é algo muito mais pragmático, pois é a linha que nos liga para o objetivo em que queremos chegar.

Marcos evolutivos da história da humanidade:
- Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

Existência é a qualidade de tudo o que é real ou existe, e é também a base de todas as outras coisas. Seus campos de estudo são principalmente a metafísica (enquanto tratado o aspecto amplo do termo) e a ontologia (do ser enquanto ser).

Significado de Existência
substantivo feminino Condição de tudo o que existe, do que tem vida; estado de quem está vivo ou de quem se mantém vivo: a existência dos mamíferos. A vida; a ação de permanecer vivo, de viver: estava feliz com sua existência. Modo de viver, de existir: tinha uma existência afortunada.

Estado do que não existe; ausência de existência (ex.: o instituto declarou a não-existência de dívidas a fornecedores).

Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento.

De acordo com o existencialismo, a existência humana possui a característica de ser concreta, singular, afetiva, temporal, histórica, livre e finita.

O que nos torna humanos? Serão as nossas capacidades cognitivas, o nosso uso de ferramentas, a nossa capacidade de contar histórias, a nossa curiosidade

Em Cristo, todo o ser humano encontra sentido para sua existência terrena e esperança para uma vida eterna maravilhosa no céu. Oremos: Amado Deus e Pai, reconheço que tantas vezes corri atrás do que não é importante. Esqueci que Cristo dá sentido para a vida.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

Para os existencialistas, a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência. A partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida e traçamos caminhos e planos.