Qual é a estrutura responsável pela produção da voz?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.

A produção do som irá ocorrer no momento da expiração na nossa laringe, que se localiza no pescoço. Lá estão posicionadas as nossas cordas vocais e quando expiramos, a laringe se aproxima de maneira que o ar que está voltando passe pelas cordas e faça com que elas vibrem.

Para produzir a voz, primeiro, o ar que está sendo expirado deve passar pelas cordas vocais e vibrá-las (tente falar durante a inspiração e veja como é difícil). As cordas vocais são estruturas musculomembranosas que formam um V invertido como pode ser visto na figura acima.

Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).

Basicamente, a laringe serve para proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância cheguem aos pulmões.

Estrutura. As pregas vocais são estruturas em forma de cunha, formadas pelo ligamento vocal, músculo vocal e seu revestimento mucoso. Elas se estendem em uma direção anteroposterior e possuem uma longa borda livre que se insinua na cavidade laríngea.

É uma função neurofisiológica existente desde o nascimento que se modifica de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Isso ocorre porque com o crescimento do corpo as estruturas localizadas na região do pescoço (laringe).

A voz ativa ocorre quando o enunciado evidencia que o sujeito pratica a ação (também chamado de sujeito agente). Nesse caso, o sujeito é aquele que executa, de modo ativo, a ação ocorrida no enunciado, portanto, o agente fica em evidência. Leia estes exemplos: O rapaz ouve a moça no rádio.

A emissão de voz cantada envolve a habilidade de coordenar elementos físicos, fisiológicos e psicológicos: movimento e pensamento. Já Hipócrates no séc. V a.C. citou especulações sobre a importância dos pulmões, traqueia, lábios e língua na fonação.

A laringe é um órgão em forma de cone que se localiza na região anterior do pescoço. Ela permite a passagem do ar quando respiramos e também impede que corpos estranhos adentrem as vias respiratórias inferiores, causando infecções nos pulmões.

A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.

Os cantores devem usar o diafragma, um conjunto de músculos localizado na parte inferior da caixa torácica. O diafragma se contrai na inspiração e relaxa na expiração. Ao exercitar bem, os cantores podem controlar com sucesso sua respiração e expelir o ar que é usado para cantar.

Cantar bem envolve a boca, garganta, cordas vocais, pulmões, nariz, diafragma, abdômen e outros, além de estar relacionado com os timbres de voz que se pode alcançar, a variação entre estes e também a capacidade de dicção do cantor ou cantora.

A laringe muda de posição, o tamanho das pregas vocais (popularmente chamadas de cordas vocais) aumenta e isso tudo junto altera nosso timbre —alterações hormonais ao longo da vida também influenciam a nossa identidade vocal. "Um dos fatores mais importantes para definir o tom da voz é o tamanho das pregas vocais.