Qual é a estrutura de um texto descritivo?

Perguntado por: mpinho7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

A descrição apresenta três passos para a construção: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.

O texto descritivo é um tipo textual que tem como principal função descrever um local, paisagem, personagem, acontecimento etc. Assim, ele é capaz de formar uma imagem ao leitor por meio de um retrato escrito. Esse tipo de texto pode ser classificado como subjetivo ou objetivo.

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

A descrição é uma tipologia textual marcada por aspectos linguísticos que envolvem a exposição de características e propriedades de um objeto, pessoa, animal ou acontecimento. Está presente em diversos gêneros textuais e em conjunto com outros tipos textuais, como a narração, a dissertação, a exposição e a injunção.

Estrutura do texto descritivo
Introdução: faz-se primeiramente a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo que o leitor já foque a atenção no ser ou objeto.

O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição. Dessa forma, para fazer uma boa descrição, seja ela oral ou escrita, é preciso apresentar todas as características do objeto. Para exemplificar, segue um trecho do livro Helena, de Machado de Assis.

O resumo descritivo não deve limitar-se à enumeração pura e simples dos tópicos do texto [isto corresponde ao sumário]. É a NARRAÇÃO das idéias principais. Comece com um parágrafo e NÃO FAÇA MAIS NENHUM: use uma seqüência de frases fluentes, correntes.

adjetivo Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas.

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. Vejamos as características de cada uma: Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

As dissertativas expõem uma opinião, as descritivas apresentam uma descrição e as narrativas contam fatos ou acontecimentos.

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.

São estruturas que possibilitam a construção de textos diversos. São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.