Qual é a estrutura de um debate?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Portanto, a estrutura de um debate formal envolve três grupos distintos: aqueles que defendem uma resolução de um problema previamente levantado, aqueles que se opõem à resolução apresentada e aqueles que deverão julgar a qualidade das evidências apresentadas e as argumentações das duas partes.

O debate

  • Exposição inicial. Cada participante anuncia sua posição acerca do tema.
  • Discussão. É a parte central do debate, na qual os interlocutores confrontam e defendem suas opiniões.
  • Conclusão. Cada participante sintetiza sua posição, que pode coincidir com a inicial ou pode ter se modificado.
  • Despedida.

Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida.

Dicas de como argumentar bem em debates

  1. DICA 1 – Seja confiante. ...
  2. DICA 2 – Tenha conhecimento do tema a ser debatido. ...
  3. DICA 3 – Não generalize. ...
  4. DICA 4 – Saiba ouvir. ...
  5. DICA 5 – A educação é essencial. ...
  6. DICA 6 – Adapte o seu discurso.

A prática do debate é uma sugestão para intervir nos processos de ensino e aprendizagem de modo significativo, auxiliando o aluno tanto a desenvolver a compreensão crítica, deixando o senso comum de lado, como também abrangendo novas concepções sobre um tema específico em sala de aula.

Um debate pode servir para esclarecer questões, como em oitivas em comissões parlamentares de inquérito, refutar teorias, verificar a validade de ideias, convencer, buscar a veracidade de um argumento, treinar etc. É um método de apresentar formalmente argumentos de uma forma disciplinada.

Como é um debate regrado? Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.

O debate é um gênero textual de cunho opinativo que se insere nas práticas de oralidade de uma comunidade, tendo como ação social de fundo uma discussão entre as partes com base em argumentos ou exposição de razão.

Quanto à linguagem utilizada nesse gênero, ela costuma variar, ou seja, poderá ser formal, dependendo da situação, ou informal, como é o caso de um debate ente uma reunião de amigos.

Debatedores são os participantes ativos, são aqueles que expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, fazendo uso de argumentos e explicações.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Portanto, cabe pontuar que os argumentos devem ser consistentes, pautados em fatos concretos, dados estatísticos, alusão a fatos históricos, enfim, informações não retiradas do além, do sobrenatural, mas sólidas, concretas.

2 argumentação, conferência, conversa, debatimento, discussão, mesa-redonda. Contestação: 3 contestação, controvérsia, dúvida, polêmica, querela, questão.

Nesse sentido, o compromisso mais importante do(a) debatedor(a) é o de colaborar, tendo em vista o bem comum, para estabelecer consensos possíveis a respeito das escolhas mais adequadas a uma determinada comunidade. Logo, estabelecer regras é fundamental para o bom funcionamento de um debate.

Um debate é representado pela argumentação de ideias opostas, enquanto que em uma conversa as pessoas podem dialogar em uma mesma perspectiva.

Nesse sentido, a escola, enquanto enquanto instituição formadora, também desempenha o papel de: Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo.

O debate persuasivo é quando você utiliza argumentos para mostrar o porque de você está correta, você mostra seu ponto de vista para uma pessoa que está passivamente na situação.

Atribuições do moderador: O moderador coordena o trabalho de forma a garantir o seu bom andamento: a participação de todos os debatedores e a interação com o público.

Alguns exemplos de assuntos polêmicos:

  • Questões políticas;
  • Legalização do aborto;
  • Padrões de beleza;
  • Questões raciais;
  • Liberdade de expressão e seus limites;
  • Sexualidade e identidade de gênero;
  • Religião e intolerância religiosa.

Uma questão polêmica gera confronto entre diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.

Os mediadores conduzem um diálogo direcionado para as questões em debate. Os mediadores falarão com as partes em conjunto ou separadamente, solicitando que cada parte anote por escrito todas as questões que queiram debater.