Qual é a estrutura ausente em todas as bactérias?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Todas as bactérias não possuem carioteca e, portanto, não possuem um núcleo organizado.

As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem a membrana nuclear, mais corretamente chamada de carioteca.

A célula da bactéria é formada basicamente por: material genético, citoplasma, ribossomos, membrana plasmática, parede celular e, em alguns casos, cápsula. A célula bacteriana é procariótica, ou seja, o material genético fica disperso no citoplasma e é constituído de uma molécula circular de DNA, chamada nucleoide.

Função das fímbrias: Fixar as bactérias ao substrato e em outras células. Pili sexuais normalmente são mais longos que as fímbrias, havendo um ou dois por célula. Pilus vem do Latim, que significa pêlo, cabelo.

As bactérias são classificadas de acordo com o formato da célula; os três principais grupos são: cocos, bacilos e espiroquetas. Os primeiros são arredondados — formato de 'bolinha' —, o segundo grupo possui forma de bastão e o terceiro grupo é composto por células espiraladas.

Diante do número e da distribuição dos flagelos, as bactérias podem ser classificadas como: atríquias (sem flagelos), monotríquias (um único flagelo), anfitríquias (um flagelo em cada extremidade), lofotríquias (um tufo de flagelos em uma, ou ambas as extremidades) e peritríquias (apresentando flagelos ao longo de todo ...

A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. Ela é constituída de duas membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.

Células procariontes ou células procarióticas se destacam pela ausência de núcleo, ou seja, o material genético está disperso no citoplasma. Além disso, não possuem outras organelas, tais como mitocôndria, complexo golgiense e retículo endoplasmático.

Questão As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são: cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática.

Bactérias são seres vivos microscópicos e simples, classificados como procariontes por apresentarem célula procariótica. Nesse tipo de célula o material genético fica disperso no citoplasma, pois ela não apresenta núcleo celular bem definido.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Principais características das bactérias
As bactérias são microrganismos unicelulares que possuem membrana e citoplasma, mas que não têm núcleo definido. O material genético é o ácido desoxirribonucleico (DNA) que se encontra disperso no citoplasma. Há bactérias parasitas que causam doenças como cólera e pneumonia.

Os flagelos são formados por 3 partes: filamento, gancho e corpo basal. A morfologia das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas se difere em relação ao número de anéis presentes no flagelo. Os anéis têm como função a fixação no flagelo na célula. Bactérias procariotas Gram-negativas apresentam 4 anéis.

As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético. Os flagelos são composições filiformes utilizados na mobilidade da bactéria. Estão presos na membrana plasmática pelo corpo basal.

Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.

Bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo definido nem organelas membranosas. Podem ser classificadas de acordo com o seu formato, sendo as formas mais comuns a esférica, a de bastão e a espiralada.

As bactérias só podem ser vistas com o auxílio de um microscópio, que é capaz de aumentar as imagens centenas ou milhares de vezes. No entanto, sem o microscópio é possível ver as colônias, estruturas formadas por milhares delas.

As bactérias normalmente possuem os diferentes tipos de morfologia, abaixo descritos: Coccus (coco), Coccobacillus (cocobacilos), Vibrio (Vibrião), Bacillus (bacilos), Spirochete (espiroqueta), Spirillum (Espirilo) Cocos podem ser redondos, ou ovais, ou ter sua extremidade alongada ou achatada.