Qual é a estrela que menos brilha?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

No extremo oposto das grandezas do Universo, os menores corpos brilhantes são as estrelas de nêutrons.

Sirius:

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

EBLM J0555-57Ab

Pouco maior do que Saturno e com massa 85 vezes superior à de Júpiter, o objeto celeste denominado EBLM J0555-57Ab é a menor estrela já identificada e medida (Astronomy & Astrophysics, no prelo).

As mais fracas
A estrela com luz mais fraca conhecida atualmente é a anã vermelha 2MASS J0523-1403.

A estrela mais brilhante do Cão Maior, Sírius (do grego Seirios, ardente), é também a estrela mais brilhante do céu, e é facilmente identificável a sudeste das Três Marias.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Spica

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

Até o dia 05, Vênus estará visível próximo ao horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol. O planeta Marte também poderá ser avistado na mesma direção. Seu brilho não será espetacular, mas sua cor avermelhada facilita sua localização.

Alpha Centauri

A Alpha Centauri está posicionada na constelação de Centaurus e brilha com uma magnitude visual de -0,1. A uma distância de apenas 4,4 anos-luz de nós, esse sistema estelar é o vizinho mais próximo do Sol.

Além disso, Betelgeuse é uma estrela enorme, classificada como “supergigante vermelha”. Ela é cerca de 17 vezes mais massiva e até 800 vezes maior que o Sol.

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Qual é o céu que não possui estrelas? O céu da boca.

R136a1

Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula. Sua massa é 265 vezes maior que a do Sol e seu diâmetro, 15 vezes maior. Encontra-se a 165.000 anos-luz de distância da Terra.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.