Qual é a estrela que mais brilha no céu?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Sirius

Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Sirius

Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Desde janeiro, o planeta mais próximo da Terra está subindo no céu noturno pós-pôr do sol, tornando-se cada vez mais brilhante e majestoso. Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol.

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

Spica

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

Sirius é famosa por exibir flashes de cores intensas enquanto cintila. Isso ocorre porque os observadores do Hemisfério Norte costumam ver a estrela posicionada baixa no céu, de modo que sua luz muito brilhante atravessa um manto de ar mais espesso.

O Cruzeiro do Sul, que possui reduzido tamanho e grande luminosidade, é uma das 88 constelações catalogadas pelos órgãos astronômicos mundiais. As cinco estrelas que formam o Cruzeiro do Sul são: Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Vênus é conhecido como Estrela Dalva é um dos astros mais brilhantes no céu noturno. Vênus é o segundo planeta em relação ao Sol, conhecido também como Estrela D'alva, por ser, muitas vezes, um dos astros mais brilhantes no céu no período da noite. Encontra-se a aproximadamente 108.200.000 km do Sol.

Proxima Centauri

Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol, situada a apenas pouco mais de 4 anos-luz de distância. O planeta recém descoberto, com o nome Proxima d, orbita a estrela Proxima Centauri a uma distância de cerca de quatro milhões de km, ou seja, menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol.

Canopus

Canopus: É a segunda estrela mais brilhante do céu, está a uma distância de 310 anos-luz da Terra.

Alpha Centauri

Distanciada a aproximadamente 4,4 anos-luz de nós, Alpha Centauri é nossa vizinha mais próxima. Diferente do que parece para nós quando a observamos, ali em Alpha Centauri estão localizados não só uma, mas sim três estrelas próximas!