Qual é a estrela que brilha muito?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

A partir de então, o ciclo evolutivo das estrelas, em geral, depende de um componente: a massa. Quanto maior a massa do astro, mais energia ele será capaz de produzir, o que significa que será uma estrela com brilho mais intenso e, ao mesmo tempo, com vida muito menor.

Essa estrela é o Sol. Descobre ainda outros fatos fascinantes relacionados ao Sol e sua luz: por que existem sombras, como elas são produzidas e como explicar a existência do dia e da noite.

Sirius

Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Sirius é tão brilhante porque é cerca de 25 vezes mais luminosa que o nosso Sol e está a apenas 8,6 anos-luz da Terra. Além disso, ela está vindo em nossa direção e sua luminosidade vai aumentar nos próximos milênios!

É o Planeta Vênus! Ele pode ser visto pouco antes do amanhecer e um pouco depois do anoitecer, também pode ser visto durante o dia! E para quem não sabe, Vênus é o objeto mais brilhante no céu, depois da Lua.

Elnath (mag 1,7) de Touro será a estrela mais brilhante perto do nosso satélite natural. Para ter certeza de qual objeto celeste você está olhando, use o aplicativo Sky Tonight.

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

planeta Vênus

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

Depois do pôr do Sol, Júpiter e Mercúrio ainda estarão visíveis na direção oeste, mas não por muito tempo: aproximadamente às 18h46, não será mais possível observá-los. Urano e Vênus serão os últimos planetas a se "esconderem" na direção nordeste.

No extremo oposto das grandezas do Universo, os menores corpos brilhantes são as estrelas de nêutrons.

Conjunções planetárias acontecem todos os anos, mas esta será especial. A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho espetacular, garante a Nasa, a agência espacial americana.

Júpiter: reflete a cor branca e aparece como o segundo ponto mais brilhante no céu. Saturno: tal planeta é um ponto pequeno e branco-amarelado.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Próxima Centauri

Próxima Centauri é a segunda estrela mais próxima a nós, sendo que a luz que vemos dela hoje partiu de lá há, aproximadamente, 4 anos.