Qual e a estrela que a Terra gira em torno?

Perguntado por: epeixoto2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A TERRA GIRA À VOLTA DO SOL!

Terra rotacionando 29,5 vezes enquanto a Lua realiza o movimento de translação em torno da Terra com apenas uma rotação. A Lua é uma rocha gigante presa pela gravidade da Terra.

OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.

Nem todos os astros têm luz própria. São as estrelas como o Sol que produzem energia e dessa forma emitem luz. Outros corpos do Sistema Solar como os planetas, satélites, asteróides e cometas apenas refletem a luz do Sol. Claro que as galáxias, que são grandes conjuntos de estrelas, também emitem sua própria luz.

Como a massa do Sol representa mais de 99% do total, essa posição fica muito próxima ao próprio centro do Sol, mas não é verdadeiramente fixa, pois se modifica em função dos movimentos de todos os corpos planetários e outros. Ainda assim, em termos práticos, o Sol não se movimenta em relação aos planetas.

Por que a lua gira em torno da Terra? Os astros giram em torno dos outros por causa da gravidade. Gravidade é a força que atrai um corpo em relação ao outro. Para dar uma resposta simples e de fácil visualização, podemos dizer que os astros maiores “puxam” os menores.

Os corpos não "caem" no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

Explicando melhor: a Lua está caindo, mas não toca na Terra porque está em órbita a uma velocidade de revolução que faz com que sua queda acompanhe o contorno do nosso planeta.

Pessoas, árvores, carros e animais sairiam voando como o Harry Potter em sua Nimbus 2000*, desmoronariam sobre a superfície e se quebrariam em milhares de pedacinhos. Todo o estrago seria resultado de um fenômeno da física chamado inércia dos corpos.

O efeito mais imediato que perceberíamos é que as noites seriam totalmente escuras, as fases lunares teriam desaparecido e todas as noites seriam noites de “lua nova”, noites sem lua.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Estrelas são grandes esferas compostas de gás Hélio e Hidrogênio em constante processo de fusão nuclear. Estrelas são estruturas gasosas compostas majoritariamente por hidrogênio e hélio e quase perfeitamente circulares em razão do seu grande campo gravitacional em todas as direções do espaço.

As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo. Elas podem ser elípticas, espirais, como a Via Láctea, ou possuir forma irregular. Galáxia do Triângulo ou Messier 33. As galáxias são sistemas formados por milhares a trilhões de estrelas, poeira, gases e matéria escura.

Explicação: Por que o globo gira, e o sol está "parado" no centro do sistema solar. A Terra gira em torno do seu próprio eixo e por isso existe dia e noite. Enquanto estamos na noite, no Japão é dia, pois está no lado oposto do do Brasil.

Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.

Que aconteceria se o sol explodisse? Se o Sol explodisse, as ondas de calor não seriam fortes o suficiente para destruir todo o planeta de uma só vez: o lado que estivesse virado para o Sol, no caso, fritaria imediatamente.

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra. Então essa sincronia entre rotação e translação faz com que só possamos observar um lado da Lua. O outro lado da Lua tem uma crosta mais grossa, com mais crateras.

Rotação da Lua e sua Face Oculta
Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra.