Qual é a estrela mais importante da Via Láctea?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Eta Carinae

Apesar de brilhar com a intensidade de cinco milhões de sóis, a estrela conhecida mais luminosa da Via Láctea, Eta Carinae, localizada a 7,5 mil anos-luz do Sistema Solar, não é visível a olho nu da Terra. Isso não vai durar para sempre, no entanto.

Galáxia de Andrômeda

Galáxia de Andrômeda: o que sabemos sobre a vizinha gigante da Via Láctea. A galáxia Andrômeda é observada por humanos há um bom tempo. Há registros sobre a "Pequena Nuvem" no Livro de Estrelas Fixas do astrônomo persa Abd-al-Rahman Al-Sufi, do ano 964, e em outros livros posteriores.

Quantos sistemas Planetarios já foram descobertos na Via Láctea? Resposta: Um total de 12 sistemas são conhecidos dentro de 50 anos-luz.

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Até hoje, a maior galáxia de todas a ser descoberta é a IC 1101. Classificada como uma galáxia supergigante elíptica, com uma aparência bem diferente da Via Láctea.

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados.

Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo). O nome galáxia vem do grego gala (leite) que foi dado devido ao rastro de luz possível de ver em noites escuras que os gregos antigos chamavam de “Caminho do Leite”.

A mais próxima de nós é Canis Major Dwarf. Fica mais próxima de nós do que o próprio centro da Via Láctea. Trata-se de uma galáxia em rota de colisão com a nossa. Outra galáxia em colisão com a nossa é Sag dSph a 65 200 anos luz da Terra.

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Kepler-37b, como é chamado, é ainda menor que Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar. O nome vem da estrela Kepler-37, a qual o planeta orbita.