Qual é a estação do ano que mais chove?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

verão

Resposta. Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva.

O outono se trata de outra estação de transição, passando do período chuvoso para o período seco. No Brasil ocorre de meados de março a meados de junho, e nesta época do ano acontece, de maneira geral, uma redução da frequência de eventos chuvosos em grande parte do Brasil.

outono

O outono é caracterizado por ser uma estação fria e seca. A sua principal qualidade é a diminuição gradativa das temperaturas assim como do regime de chuvas. No Hemisfério Norte, a ocorrência do outono é mais perceptível em razão da vegetação temperada, cujas plantas amarelam e perdem as folhas ao longo dessa estação.

Afinal, por que chove tanto no verão? Porque o ar fica mais quente e com capacidade maior para armazenar umidade – isto é, vapor. Nesse calorão, mais água evapora da superfície terrestre. É assim que as nuvens surgem no céu.

O período de menor precipitação vai de maio a setembro.

Observou-se que as trovoadas foram encontradas em todo o ano, exceto em setembro, sendo mais frequentes nos meses em que predominam as temperaturas mais altas (dezembro a abril). Ressalta-se que nesse período, a maior média de atividade de trovoadas foi encontrada em março com 2,8 dias de trovoadas a cada ano.

Quando a lua cheia e minguante estão dentro da primeira quinzena do mês teremos muita chuva. Quando a lua nova e crescente estão dentro da primeira quinzena do mês, então teremos estiagem e seca.

Urupema

Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano. Os termômetros podem marcar até mínimas de -10ºC, o que torna o surgimento de neve e geadas um fenômeno não tão incomum na região.

inverno

O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas.

O mês de Setembro se inicia com temperaturas abaixo da média no Sul, Sudeste e boa parte do Nordeste. A tendência de temperaturas mais baixas que o normal se mantém na região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo durante a maior parte do mês.

No Hemisfério Sul, o inverno começa às 11h58 do dia 21 de junho de 2023 e termina às 3h50 do dia 23 de setembro. Veja o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe.

solstício de verão

O momento em que um dos hemisférios recebe maior incidência solar é chamado de solstício de verão, o qual inaugura essa estação do ano. Quando ocorre solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

21 de junho de 2023

No Hemisfério Sul, o inverno começa às 11h58 do dia 21 de junho de 2023 e termina às 3h50 do dia 23 de setembro. Veja o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe. Publicado em 26/06/2023 16h30 . Última modificação 27/06/2023 08h40 .

Essas médias foram obtidas a partir da série histórica da Estação Meteorológica do IAG-USP (1933-2011). Através dessas médias, podemos dizer que os meses mais secos são os meses de maio a agosto, que também é o período mais frio.

Maior incidência de chuvas: o aumento do calor provoca também o aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na primavera. Dias e noites têm a mesma duração: em decorrência do movimento de translação, dias e noites são iguais em duração, no entanto, ao longo da primavera, os dias vão ficando maiores.