Qual é a estação do ano mais fria?

Perguntado por: smota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

As características dessa estação estão atreladas à variação da insolação que atinge a superfície terrestre, sendo o período invernal notadamente marcado pela diminuição das temperaturas. O solstício de inverno é o fenômeno astronômico que marca a chegada dessa estação aos diferentes hemisférios do globo.

A expectativa é de que até duas frentes frias continentais avancem sobre o Brasil durante o mês de julho de 2023, uma na primeira quinzena e outra na segunda quinzena de julho. Estas duas frentes frias podem chegar até a Bahia.

O inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, exatamente às 11h58. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro. Com a presença do El Niño, as temperaturas devem ficar acima do registrado nos últimos anos.

Existem alguns países onde faz frio o ano todo e a maior parte deles está localizada no hemisfério norte, como a Rússia, a Groenlândia, a Islândia e a Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.

Outono e primavera são os períodos de transição. A diferença entre eles é que, no outono, a transição é de um período mais quente para um mais frio, e na primavera é o contrário.

Fenômeno El Niño será responsável por mudanças na chuva e temperatura da estação mais fria do ano. O inverno começa nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina em 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília.

O La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

23 de setembro

A partir de setembro, a expectativa é que ondas de calor já atinjam o Brasil e o Estado registre temperaturas mais quentes do que o normal para a estação. Vale lembrar que o Inverno 2023 vai até as 3h50 (horário de Brasília) do dia 23 de setembro, quando começa a Primavera.

No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho. Seu término ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.

Na maior parte do Nordeste faz calor o ano inteiro, mesmo no inverno, e pensando apenas nisso, todo o ano seria ótimo para visitar suas praias e cidades. Alguns sites falam que o grosso das chuvas acontece entre entre abril e vai até junho, mas o estio volta a predominar em julho. E olha, nem sempre só chove.

Inverno - 21 de junho até 23 de setembro. Primavera - 23 de setembro até 21 de dezembro. Verão - 21 de dezembro até 19 de março de 2024. Outono - 20 de março até 20 de junho 2024.

Uma frente fria vai causar queda de temperatura nos últimos dias de junho de 2023, mas não será para todos.

Santa Catarina é um dos únicos estados do Brasil onde é possível ver neve.

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias. Na média, o inverno de 2023 não terá muito frio.