Qual é a estação de metrô mais profunda do mundo?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

estação de metrô Arsenalna

A estação de metrô Arsenalna, que atende o centro Kiev, capital da Ucrânia, conta com uma profundidade de 105,5 metros abaixo da superfície e é hoje a mais profunda do mundo.

Quem mora ou trabalha na Zona Sul de São Paulo com certeza já teve que usar a Estação Pinheiros da Linha 4 Amarela e suas famosas escadas rolantes ao longo dos seus 31,25 m de profundidade.

48 metros

A estação Santa Cruz é a mais profunda de todo o sistema metroviário, com 48 metros, superando a estação Pinheiros da linha 4-amarela (31 metros).

Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo terá a estação mais profunda da América Latina - ANPTrilhos.

Metrô de Tóquio

Metrô de Tóquio, Japão: em questão de malha ferroviária, Tóquio possui 328,8 km de extensão, distribuídos em 13 linhas e 283 estações.

A profundidade subterrânea máxima do metrô fica em Holly Bush Hill, Hampstead, onde as linhas da galeria estão 68,8 metros abaixo do solo. 9. A escada rolante mais longa fica na estação Angel, com 60 metros e inclinação vertical de 27,5 metros.

25 metros

Profundidade de 25 metros da plataforma ao nível da rua, pastilhas, concreto aparente, vidros, piso de porcelanato e piso tátil de alerta e direcionamento.

Profundidade de 14,31 metros. O acesso a Linha 4-Amarela é feito por meio de duas plataformas (sentido Butantã e sentido Luz). A transferência para outras linhas de metrô e para a CPTM só é garantida até meia-noite.

Ocupando uma área de 20 mil metros quadrados, 23 metros abaixo da superfície, General Osório é uma estação totalmente acessível. Instalada na escavação que já é considerada a maior caverna urbana do Brasil, a estação inova não só na modernidade, mas no destaque às artes plásticas.

91

O Metrô opera seis linhas, com 91 estações, 104,2 km de extensão, e transportou em 2021 cerca de 797 milhões de passageiros (inclui dados da ViaQuatro e ViaMobilidade).

Na Santa Cruz, da linha 5-Lilás, que tem 40 metros de profundidade, são necessários 5 minutos para percorrer da entrada até a plataforma de embarque.

Estação Pinheiros (Linha 4-Amarela)
Já em relação à profundidade, Pinheiros está lá em cima no ranking. O percurso dura quase 3 minutos entre a catraca, na rua Capri, e a porta do vagão. Para descer e subir andando, são 173 degraus de escada fixa.

Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado. A capacidade é, sem dúvida, a vantagem mais visível do transporte sobre trilhos.

A primeira linha de metrô da cidade foi inaugurada em 1993. Hoje Xangai soma 639 km de trilhos. Com 1.062 quilômetros de vias, o metrô de Nova York é, de longe, o mais extenso do mundo. De fato, seu comprimento representa mais que o dobro do segundo maior sistema do planeta, o de Pequim (China), com 465 quilômetros.

Grand Central

A Grand Central fica no coração da ilha. É a maior estação de trens e metrôs do mundo. Liga bairros e também muitas cidades.

Metrô de São Paulo

Sua capacidade total suporta mais de 800 mil usuários que andam pelas três linhas disponíveis. Metrô de São Paulo: o maior metrô do Brasil tem 6 linhas e 104,4 km de extensão que operam na maior cidade do país desde 1974.

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, optou pelo sistema de BRT (sigla para trânsito rápido de ônibus, em inglês) para resolver seu problema de mobilidade.

Agora, além de mais uma opção de locomoção para os moradores locais, o Almaty Metro já se tornou um ponto turístico da cidade. Como é possível notar pelas fotos, muitas pessoas estão frequentando o local por passeio. Aliás, se você algum dia estiver pelo Cazaquistão, também não deve deixar de conferir essa atração.