Qual é a estação de metrô mais profunda de São Paulo?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

estação Santa Cruz

Poderia ser uma volta no parque ou uma ida à padaria na esquina, mas não. Esse é o percurso entre a entrada e a plataforma de embarque na estação Santa Cruz da linha 5-Lilás, a mais profunda do Metrô de São Paulo.

39 metros

Do túnel de ventilação até agora, os operários já escavaram 415 metros em direção à Estação Pinheiros, a uma profundidade de 39 metros, em média, abaixo do nível do solo. Faltam mais 42 metros para chegar ao corpo da estação, que está sendo escavado por outra equipe.

Profundidade de 14,31 metros. O acesso a Linha 4-Amarela é feito por meio de duas plataformas (sentido Butantã e sentido Luz). A transferência para outras linhas de metrô e para a CPTM só é garantida até meia-noite. ATENÇÃO!

Linha 1 — Azul

A Linha 1 — Azul é a maior e mais importante do metrô de São Paulo. Originalmente conhecida como Linha Norte-Sul, ela teve as primeiras estações inauguradas em 1968 e entrou em operação definitiva em 1974. Ao total, ela tem uma extensão de 20,2 km.

A Linha 1- Azul, a mais antiga do sistema, conseguiu índice de satisfação de 61%. A linha 5 Lilás, que passa neste ano para operação da iniciativa privada, ficou com 68% de satisfação. A linha com melhor avaliação é a 2-Verde, com 70% de satisfação.

Em setembro de 2016, o consórcio responsável pela construção da linha anunciou a suspensão das obras por tempo indeterminado, devido à falta de verbas por problemas de financiamento a longo prazo, o que poderá causar novos atrasos na previsão de entrega.

48 metros

A estação Santa Cruz é a mais profunda de todo o sistema metroviário, com 48 metros, superando a estação Pinheiros da linha 4-amarela (31 metros).

Linha 1 – Azul

A Linha 1 – Azul é a mais antiga da cidade e a que possui o maior número de estações: são 23 paradas distribuídas ao longo de 20 km de extensão.

Desde 1981, quando as obras da estação terminaram, uma plataforma localizada a 40 metros de profundidade da Avenida Chile (15 metros abaixo das plataformas atuais) está pronta, com acabamento em pastilhas nas paredes.

Estação República do Metrô

Estação República do Metrô tem a maior escada rolante do transporte sobre trilhos e 14 metros de desnível — o equivalente a um prédio de quatro andares.

Comprimento aproximado do trem: 170,0 m • Largura da caixa: 3,05 m. Capacidade aproximada: 2500 passageiros.

Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.

Azul

A Linha 1-Azul foi a primeira do Metrô de São Paulo. Com isso, a pioneira não só transporta milhares de passageiros, mas carrega na bagagem parte importante da história dos transportes.

A Estação Consolação é uma das estações da Linha 2–Verde do Metrô de São Paulo.

Além disso, são 405 estações e 3,2 bilhões de passageiros que circulam por ano no maior metrô do mundo; Metrô de Xangai, China: o metrô de Xangai foi inaugurado em 1993 e apesar de ser relativamente novo, é um dos maiores do mundo em extensão, com 644 km de linhas e 393 estações.

Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima).

Padrão Ouro

  • Padrão Ouro. Qual é o melhor metrô do mundo? ...
  • Metrô de Nova York. Cenário de inúmeros filmes, o metrô nova-iorquino faz jus à sua boa fama. ...
  • Metrô de Paris. Com a segunda maior quantidade de estações, possui frequência de dois minutos nos horários de pico. ...
  • Metrô de Londres. ...
  • Metrô de Pequim. ...
  • Metrô de Tóquio.

Metrô de São Paulo

Aqui estão as cinco cidades brasileiras que possuem os melhores sistemas: São Paulo – O Metrô de São Paulo é o maior sistema de metrô do Brasil e o segundo maior das Américas, perdendo apenas para o metrô da Cidade do México. Ele opera cinco linhas e 89 estações, atendendo a cerca de 4 milhões de passageiros por dia.

Obra era prevista para 2013, mas só deve ficar pronta até o primeiro semestre de 2026.