Qual é a época que não pode pescar?

Perguntado por: uzagalo3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

No Brasil. No Brasil, o período de defeso é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele ocorre de novembro a fevereiro, conforme o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conepe).

O período da piracema se inicia a partir do dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte. Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio.

Em geral, o recomendado é optar pelos meses mais quentes do ano, ou seja, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Porém, cada espécie pode ter suas peculiaridades, assim como o ambiente onde você deseja pescar.

Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

Entre as espécies não-nativas encontradas nos rios de São Paulo estão o porquinho, o apaiari, o tucunaré e até o pirarucu, todos da bacia Amazônica. O pescador também pode capturar durante o período de defeso, espécies que se tornaram comuns por aqui e que vieram da África: a tilápia e o bagre africano.

A Lua Cheia é a melhor época para pescar. Especialmente se a pescaria for em rios, ribeirões e lagos, já que a luminosidade estará no máximo. Em alto mar, a maré também estará cheia, o que significa mais peixes. Contudo, é preciso mais cuidado para uma pescaria segura.

Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida. De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia.

No rio Paraná, Aporé e Paranaíba (CALHA DO RIO), o defeso para a proteção do período de Piracema iniciou-se no dia 1º de novembro e também terminará no dia 28 de fevereiro de 2022.

O defeso da piracema, período de restrição à pesca de espécies nativas para preservar a reprodução, começa no próximo dia 1º de novembro. O período, que vai até o dia 28 de fevereiro, será marcado por cinco forças-tarefas de fiscalização organizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) definiu que o período de Defeso da Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

O peixe Bicuda é uma das espécies mais difíceis de se pescar, porque é um verdadeiro acrobata. Para caçar e fugir de predadores, o Bicuda dá saltos altos, se movimenta com extrema rapidez e enfrenta o seu oponente.

Fique de olho na chegada de frentes quentes e frias.
Isso quer dizer que pescar depois de uma frente fria não renderá muitos peixes. Frentes de calor aquecem a superfície da água e os peixes procuram mais comida. Essa diferença é mais visível em lugares de clima frio, no qual os peixes não costumam sair.

Isso ocorre porque os peixes se adaptam à temperatura em que estão, já que são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos. Como nessa estação a temperatura da água cai, o metabolismo do peixe também, deixando-o com as atividades corpóreas reduzidas, para que não necessite buscar tanto alimento.

Está proibida a pesca das seguintes espécies nativas da região: Curimbatá, Dourado, Jaú, Lambari, Mandi, Piau, Piapara e Pintado.

As espécies proibidas de pesca são: mandi; traíra; lambari e outros.

LEI Nº 7.653, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1988.

28 de fevereiro

A pesca está com restrições nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, a Polícia Militar Ambiental esclareceu que as restrições à pesca na piracema 2022/2023, que abrange o período de 1º de novembro a 28 de fevereiro, são as mesmas dos anos anteriores.

O lambari é uma das presas favoritas de traíras adultas, por isso ele é a melhor isca natural que pode ser usada para pescá-las. Sendo facilmente encontrado em todo o Brasil, o lambari coexiste com a traíra, o que facilita a pesca, já que ela já está acostumada a caçá-lo.

Apesar de a espécie ser encontrada em todas as estações do ano, uma boa dica para pescar traíra com sucesso é se atentar às épocas de alta temporada. Os melhores meses para a pesca são entre dezembro e março, quando as traíras se alimentam com maior frequência.