Qual é a época de plantar quiabo?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Qual a melhor época de plantio? Nas regiões de clima frio a época ideal para o plantio de quiabo inicia em setembro e segue até janeiro. Já nas regiões de clima ameno, a melhor época vai de agosto a março. Em locais de clima quente, o início do cultivo pode se dar ao longo de todo o ano.

Colha os quiabos dentro de 60 a 80 dias depois do plantio, quando estiverem bem desenvolvidos, porém ainda tenros. Verifique se eles apresentam uma tonalidade brilhante e não deixe que ele amadureça no . Caso isso ocorra, ele ficará fibroso e inadequado ao consumo.

Plantio do quiabo e Irrigação
Isso se deve pois a raiz do quiabeiro cresce de forma expansiva. O cultivo ideal do quiabo, é em solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem e com preferência para estruturas que sejam arenosas e argilosas. O pH deve variar entre 6 e 6,5.

- Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros. Quando as plantas atingirem de 15 a 20 centímetros, deve-se fazer o desbaste, a fim de deixá-las mais vigorosas.

Poda. A coisa mais importante com quiabo é colhê-las regularmente antes que as vagens fiquem grandes demais cortando e não puxando da planta.

outono

Época de plantio. O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

80 dias

Seu ciclo é de 70 a 80 dias e alcança uma produtividade de 15 mil a 20 mil quilos por hectare plantado. É uma ótima opção para os produtores. O ponto ideal de colheita é quando os frutos estão tenros, bem cheios e firmes e sua ponta quebra com facilidade quando dobrada.

A lua cheia é ideal para fazer a colheita dos alimentos, pois a seiva das plantas está concentrada nos seus rebentos e folhas, deixando as frutas e hortaliças mais suculentas. Por isso, não deve se plantar ou semear nesse período, apenas colher os frutos da plantação durante as fases anteriores.

Um pé de quiabo leva de 7 a 21 dias para germinar, dependendo da cultivar e das condições do plantio. Após a germinação, faça o desbaste, deixando duas plantas a cada cova (ou a cada 50 cm na linha de plantio).

A sua produtividade é variável, normalmente 20 t/ha, com possibilidade de chegar a 40 t/ha quando o período de colheita é prolongado.

Santa Cruz

No mercado brasileiro de quiabos, o mais cultivado hoje é o tipo Santa Cruz. Produtivo e de planta compacta, ele garante o sucesso de inúmeras lavouras e traz mais sabor aos pratos, sendo comercializado pela ISLA Sementes como uma variedade OP que você encontra aqui.

Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .

Adubação mineral de cobertura: Aplicar 20 a 80 kg/ha de N e 15 a 60 kg/ha de K2O durante o ciclo da cultura. As coberturas (20 kg/ha de N e 15 kg/ha de K2O cada vez) iniciam-se aos 20 dias após a emergência das plantas, podendo ser repetidas a cada 20 a 30 dias, dependendo do desenvolvimento do quiabeiro.

aplicar 500 kg a 800 kg de adubo 4-148 por hectare. Aplicar também 10 kg de bórax por hectare, misturado com o adubo químico de piantio. Fazer a incorporação dos adubos no sulco de plantio e aguardar de 5 a 10 dias, para efetuar a semeadura. A partir do segundo ano de plantio de quiabo na mesma Area.

Se for plantar diretamente no solo, coloque de três a quatro sementes em uma cova. A irrigação deve ser frequente, mas não deixe a terra encharcada. O quiabo não gosta de muito frio. Fique atento também às pragas na horta, como insetos e ervas daninhas.

O local que plantá-lo deverá receber pelo menos seis horas de sol pleno todos os dias. Não se preocupe se ficar muito quente, pois o quiabo continua a crescer no auge do verão, quando o sol bate no jardim na hora mais quente. Corrija o pH do solo. O quiabo cresce melhor em um solo com o nível de pH entre 6,5 e 7,0.