Qual é a época de chuva no Brasil?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

De acordo com Alves et al. (2002) e Paiva (1997), o período chuvoso na região Sudeste do Brasil concentra-se entre os meses de outubro a março, quando ocorrem mais de 80% do total anual de chuvas.

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

O segundo mês do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) marca, assim, o auge da estação com muitos dias quentes e chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao quente e úmido.

dezembro de 2022

Números do Cepagri da Unicamp apontam que o mês de dezembro de 2022 já é o mais chuvoso do ano, após ultrapassar os 313mm registrados em janeiro de 2022. Superou, também, a média histórica para o mês que é de 202,8mm. Bruno Bainy, pesquisador do Cepagri da Unicamp, fala sobre esses números.

Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros. “Neste mês ainda é verão e, por isso, há instabilidade e possibilidade de chuva”, completa a meteorologista.

O Inverno no Hemisfério Sul começou hoje (21 de junho de 2022), às 06h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília).

Verão

Verão: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices pluviométricos. Nessa estação do ano, os dias costumam ser mais longos do que as noites.

Com média de 29,6 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês acima da Normal Climatológica, que é de 28,0 °C. A máxima temperatura do mês foi de 33,1 °C, registrada na tarde do dia (3). Por sua vez, a média das temperaturas mínimas ficou em 20,1 °C, valor acima da referência de 18,9 °C.

Continuamos com a atuação do fenômeno Lã Niña neste mês de fevereiro. O fenômeno tende a diminuir a chuva sobre parte do Centro-Sul do Brasil, e o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir os efeitos dessa redução nas precipitações.

município de Calçoene

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

No mês de abril de 2022, as chuvas ficaram acima da média histórica (valores acima de 100%) nas regiões centro-sul e sudeste do estado (Figura 1b), com chuvas acumuladas que variaram entre 90 - 180 mm (Figura 1a).

Na primavera de 2022, as chuvas irão se alinhar sobre o centro do Brasil e, desta vez, as precipitações poderão ser mais intensas sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Goiás.

No início do Outono (meses de março e abril), o modelo de previsão climática do Inmet indica chuvas abaixo da média na Região Sul e também no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Em março de 2022, a tendência é de chuva acima da média no Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará.

A partir de janeiro o inverno pode chegar a qualquer momento (ou não chegar nunca, em anos de seca brava). A época mais chuvosa, segundo o caderninho, vai de março a maio. Veredicto: prefira esta região para as férias de julho. Entre julho e agosto, pegue as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.