Qual é a época de aplicação do herbicida e cuidados de uso do produto?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

A aplicação destes produtos acontece na época de pré-emergência das plantas daninhas, mas após a semeadura ou plantio da espécie de interesse. Assim, também são considerados herbicidas de pós-plantio da cultura.

Geralmente isto ocorre pouco depois do início do período chuvoso, que é o ponto ótimo para aplicação do herbicida, tanto em termos de rendimento do produto nas plantas daninhas quanto no maior espaço de tempo para o capim se desenvolver ao longo de todo o período das águas.

Cuidados na utilização
O produtor deve avaliar qual é o tipo de pré-emergente escolhido, as características da molécula do produto e implicações. Alguns herbicidas podem sofrer degradação quando há incidência de luz. Outros podem sofrer com a ação de microrganismos presentes no solo, por exemplo.

As maneiras de reduzir a deriva são: aplicar em horário adequado; aplicar com boas condições ambientais; usar formulações adequadas; selecionar bicos adequados; e usar pressão de operação adequada.

A aplicação desses herbicidas ocorre diretamente no solo. Por isso, precisam posteriormente de incorporação mecânica ou por meio de irrigação, para que as substâncias sejam absorvidas e impeçam o crescimento das culturas infestantes.

Controle preventivo

  • Uso de sementes certificadas;
  • Impedimento da passagem de animais em áreas infestadas para áreas livres;
  • Limpeza dos equipamentos utilizados em áreas infestadas;
  • Controle das plantas daninhas em canais, margens e caminhos entre a plantação.

Herbicida é um tipo de produto químico destinado a combater e eliminar as chamadas plantas daninhas ou ervas daninhas.

Herbicidas pré-emergentes são produtos usados para controlar plantas daninhas antes da emergência das mesmas sobre o solo. Para o caso em florestas, normalmente são usados após a implantação ou reforma da floresta. - O produto deverá ter um controle por um período que satisfaça a necessidade da floresta.

Basta diluir 30ml do produto em 1 litro de água e pulverizar as plantas daninhas em crescimento, evitando os horários mais quentes do dia. Repita a aplicação quando achar necessário. A embalagem com 30ml cobre uma área de até 25m². A eficácia do produto é esperada em até 28 dias após a aplicação.

O último quarto minguante, ou seja, logo antes da lua nova é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.

A maior parte dos herbicidas usados em pastagens não alteram pH da calda, praticamente mantendo a condição de pH da água usada no seu preparo, assim, quando se trabalham com águas com pH acima de 6,0 recomenda-se o uso de um acidificante; normalmente usam-se redutores de pH a base de ácido fosfórico, com diversos ...

Aplicação em pós-emergência precoce
A eficiência dos herbicidas pós-emergentes é maior quando esses são aplicados sobre plantas daninhas em estádios iniciais de desenvolvimento, ou seja, quando as espécies dicotiledôneas estiverem no máximo com duas folhas e as gramíneas ainda não perfilhadas.

d) Pós-emergência (POS) – são herbicidas aplicados às folhas após a emergência das plantas daninhas e após o plantio da cultura. Portanto, são herbicidas aplicados em pós-plantio da cultura e pós-emergência de plantas daninhas.

Os pré-emergentes são herbicidas usados antes ou logo após o plantio. A aplicação deve anteceder a emergência das ervas daninhas e o solo precisa oferecer umidade para absorção do produto.

É o número de dias que deve ser respeitado entre a última aplicação e a colheita. O intervalo de segurança vem escrito na bula do produto. Este prazo é importante para garantir que o alimento colhido não possua resíduos acima do limite máximo permitido.