Qual é a época da fruta siriguela?

Perguntado por: uvieira6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

primavera

A época da seriguela se inicia no fim da primavera, com colheita no nordeste do Brasil entre os meses de dezembro e março.

Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas e que estão em dietas de emagrecimento.

Seriguela é fonte de vitaminas A, C e do complexo B
Já a vitamina C, ou ácido ascórbico, é rica em antioxidantes, que fortalecem o sistema imune e diminuem o risco de contrair doenças de uma forma geral. Além disso, ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

Chá da folha de seriguela funciona? Muitos dizem que a planta é diurética, cicatrizante e anti-inflamatória, além de ter o potencial de melhorar as funções gastrointestinais e reduzir as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.

A seriguela pode ser consumida ao natural e, de preferência com a casca ou pode ser usada em preparações como licores, sucos, geleias, molhos e sorvetes, por exemplo. Além disso, a farinha torrada feita com o caroço da fruta também pode ser usada para a produção de bolos ou biscoitos.

no verão antes da poda O melhor período para fazer a poda da jaboticabeira é no inverno antes da floração.

É rico em carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B1 e antioxidantes. O nome científico da seriguela é Spondias purpurea, com a maior produção acontecendo entre dezembro a março.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

Prevenir a pressão alta
A seriguela é rica em flavonoides, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que melhoram a saúde e elasticidade das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando no controle da pressão arterial.

Possuem ainda compostos fenólicos, agindo como antioxidante, auxiliando na redução de morbidades causadas por doenças crônicas. Devem ser consumidos com a casca, pois estas apresentam maior teor de vitamina C, fibra, ferro e zinco, além de auxiliarem na absorção de ferro pelo organismo.

As frutas ácidas não são tão ácidas quanto o suco gástrico do estômago, entretanto elas podem causar irritação, aumentando a acidez e, por isso, devem ser evitadas em caso de gastrite ou refluxo gastroesofágico, por exemplo.

A nutricionista Aline Sobreira explica que a seriguela, quando madura, se torna perecível muito rápido. Para um melhor aproveitamento da fruta, é recomendado o congelamento após higienização prévia.

Conserva em freezer ou congelador. Manter a -10ºC ou mais frio. Evite o recongelamento.

Propriedade terapêutica: Antibacteriana, diurético, antiespasmódico, febrífugo, Indicação terapêutica: Dores de cabeça e garganta, constipação, disenteria, diarreia, cortes, feridas, queimaduras, sarna, úlceras, estomatite, icterícia.

se·ri·gue·la |güé|
[Brasil] [ Botânica ] Árvore da família das anacardiáceas (Spondias purpurea), de frutos comestíveis e aromáticos. 2. [Brasil] [ Botânica ] Fruto dessa árvore. Grafia no Brasil: serigüela.

Usos medicinais da ciriguela
Usam-se as folhas, os frutos, a casca e até a resina leitosa desta árvore em diversas formulações curativas populares. Esta planta é usada como diurética, energizante, cicatrizante, anti-inflamatória, melhora as funções gastrointestinais e reduz as taxas de colesterol.

Para determinar o tempo certo, vale contar os dias desde a floração até o desenvolvimento completo do fruto, cerca de 120 dias.

A seriguela é uma planta perene, de fácil manejo e que não precisa de muita irrigação. A safra da seriguela dura de três a quatro meses e vai até o começo de junho, tendo fruta madura todos os dias.

O plantio pode ser feito diretamente no solo ou, então, em um vaso bem grande, com pelo menos 50 centímetros de diâmetro e profundidade.

A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras.