Qual é a entidade do mal na Umbanda?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Saiba mais sobre Exu Caveira. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

É o responsável por conduzir as almas dos falecidos para o plano espiritual, atuando como um "policial" do mundo dos mortos. Costuma ser confundido com outros Exus, como João Caveira, Tata Caveira e Exu Caveirinha.

Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Na hierarquia identificada pode-se notar claramente a superioridade dos Exus. A eles estão subordinadas as Pombas-Giras, menos numerosas, fato que se refletiu inclusive na quantidade geral de pontos coletados.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

A diferença básica é que o candomblé é uma religião que tem uma matriz africana mais forte, ele é um culto, é uma religião que basicamente cultua os Orixás, ele tem uma hierarquia muito bem demarcada e é dividido entre aqueles que incorporam os Orixás e aqueles que são os Ogãs e as Equedes, que são os que dão ...

Obaluaiê

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

OGUM

# OGUM > Filho de Oxalá com Iemanjá, tem personalidade de guerreiro, furioso e vingativo, mas nas questões amorosas é sensual e aconchegante. No sincretismo é representado por São Jorge. # OXÓSSI > É o grande patrono do Candomblé brasileiro.

Outros exus comuns, porém ainda perigosos, são Exu Ventania e o Exu Morcego.

O que Exu Caveira bebe e fuma? Bebe marafo, absinto, vinho, wisck, conhaque, cerveja e fuma charutos escuros. Quando em terra, costuma trabalhar com velas amarela/preta/vermelha, fundanga, punhais ...

2. [Brasil, Informal] Condutor que atrapalha o fluxo do trânsito, geralmente por conduzir devagar ou por estacionar mal.

Ele passou a ser visto como protetor dos cristãos contra os mouros, como se tivesse aparecido no céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias”, diz Londoño.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.