Qual é a energia Yin?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro.

A energia feminina independe de gênero, é o Yin no taoismo, é a ação da paciência - ô, como está em falta - acolhimento, aceitação do outro como é, do diferente, da conexão com a nossa intuição e subjetividade.

Pessoas Yin
O seu sexto sentido é aguçado, graças ao seu lado sensível e emotivo. Esse jeito de ser, às vezes, faz com que passe a impressão de uma pessoa serena - o que nem sempre é verdade. Em situações de risco, prefere proteger-se a enfrentar a sua insegurança.

Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do positivo e do negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang.

Por exemplo, os alimentos doces, frios e passivos são o Yin, enquanto os salgados, quentes e agressivos são o Yang. Nessa dieta, as quantidades e proporções de alimentos Yin e Yang devem ser sempre equilibradas para atingir-se o bem estar.

5 passos para trabalhares a tua energia feminina:

  1. Conhece o teu corpo e os teus ciclos.
  2. Fortalece a tua ligação à Natureza.
  3. Explora a tua criatividade.
  4. Cria o teu Altar Pessoal.
  5. Frequenta um Círculo de Mulheres.

A interação energética de yin e yang é um fluxo e refluxo contínuo. Cada um de nós usa a energia yang para algumas tarefas e a energia yin para outras. Há muitas maneiras de trazer seu chi – energia vital, para um estado de equilíbrio entre essas energias, como yoga, meditação e a prática de Tai chi.

Quando o qi yang é deficiente, o qi yin torna-se excessivo, e pode provocar o aumento da sensação de frio, fadiga, diarreia e metabolismo lento, com retenção de líquidos, baixa tensão arterial e ação psicomotora lenta. A depressão grave é uma manifestação psíquica extrema do excesso de yin e deficiência de yang.

Doenças ou acidentes no lado direito (yin) ou lado esquerdo (yang) do corpo. Na mulher (yin) doenças ou acidentes no lado direito significam conflitos com outras mulheres: mãe, sogra, patroa ou outra mulher que exerça poderes sobre suas emoções. Ou autocobrança excessiva (lembre-se, o lado direito simboliza mulher).

A energia yang ou masculina, é essencialmente objetiva, extrovertida, forte, direta, assertiva e agressiva. É uma energia que usa a força para controlar, às vezes subjugar e dominar, especialmente quando se sente ameaçado. É uma energia que usa a mente para planejar e a vontade para realizar.

A energia masculina caracteriza-se pela objetividade, razão e foco em uma única direção. Já a feminina é subjetiva, emocional, com atenção possível para várias direções. Dentro de cada ser humano circulam ambas as forças, já que elas são complementares.

Para equilibrar essas duas energias você precisa:

  1. Saber perceber quando você está em uma ou na outra.
  2. Procurar fazer atividades em seu dia a dia que estimulem mais uma do que outra de forma consciente.

Este princípio detalha estas duas forças opostas que se complementam e estão presentes em absolutamente todas as coisas. O Yin é considerado o princípio ou início da noite – a Lua, enquanto o Yang é o princípio ou início do Sol – o dia.

A energia masculina (yang) é a energia da ação, da coragem, da autoconfiança e da firmeza, possuindo as características de: Energia de construção: conquista de objetivos por meio da execução e do planejamento lógico e racional. Por isso a ligação entre a energia masculina, a proteção e o ato de prover à família.

Um dos princípios da filosofia chinesa é o Yin Yang, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade, simbolizado pelo branco.

Continuar lendo Qual a energia do Yin?