Qual é a economia que mais cresce no mundo?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os dois gigantes emergentes — China e Índia — seguem registrando fortes índices de crescimento. Na quinta-feira (31/5), a Índia informou que sua economia cresceu 6,1% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre do ano passado — algo atribuído aos setores de serviços e indústria.

A China vai desbancar os Estados Unidos como a maior economia do mundo em 2028, cinco anos antes do que o previamente previsto pelo Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em ... O país também é uma potência militar, possuindo o 1º maior exército do mundo e 2º maior orçamento.

Em valores correntes, o PIB brasileiro está na 10ª posição num ranking das 15 maiores economias do mundo, com US$ 2,082 trilhões.

O Brasil avançou 2,9% no período. No ranking com 47 nações, o percentual de crescimento do país ficou na 28ª posição, pouco atrás da China, que teve um dos piores desempenhos anuais em 46 anos. O país asiático cresceu 3% em 2022.

Entre 1969 e 1973, o Brasil viveu o chamado Milagre Econômico, quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos e aumentou a renda de muitos trabalhadores. Houve, porém, ampliação da concentração de renda.

60º lugar

Em 2023, o Brasil ficou em 60º lugar no ranking de competitividade econômica global do IMD (Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial, da sigla em inglês). Só está na frente da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. Na comparação com o ano anterior, desceu uma posição. Estava em 59º.

O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica.

Os EUA passam a ser a oitava maior economia do mundo (o Luxemburgo é o nº. 1), enquanto a China afunda para 75.º, atrás da Roménia, da Malásia e da Venezuela, por exemplo (Portugal está em ... Não é que o país de Joe Biden deixará de crescer: é que o crescimento chinês é muito mais rápido.

A economia do Brasil apresenta sinais de recuperação e o PIB deve crescer 5,3% ainda em 2021 segundo relatório do FMI. As exportações cresceram 36% respondendo positivamente ao novo cenário de retomada da economia mundial.

Um dos principais indicadores da atividade econômica de um país, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% nos primeiros três meses de 2023 em relação ao trimestre anterior, bem acima das expectativas projetadas.

Brasil

O Brasil manteve um status de liderança na América do Sul em 2021, e foi responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto ( PIB) da região no ano. Os dados são do Banco Mundial, e foram compilados pelo CNN Brasil Business. O país ocupa a posição desde a década de 1970, com ampla diferença em relação ao segundo ...

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu um feito e tanto para seu início de terceiro mandato. Na quinta-feira, 1º, a divulgação de resultados do PIB do primeiro trimestre registrou um crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior, baseado na arrancada do setor agrícola.

Durante o governo de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia Paulo Guedes (2019-2022), o Brasil cresceu 1,5% ao ano, taxa inferior à registrada nos governos de FH, Lula e no primeiro mandato de Dilma.

Nos últimos 20 anos, de 2002 a 2022, o Brasil teve uma média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% ao ano, de acordo com cálculos da consultoria MB Associados. O segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010) foi o que teve a maior média de crescimento desde os anos 1990, com 4,6% ao ano.

Segundo a projeção do banco, em 2050 as maiores economias serão, em ordem decrescente, China, Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil, Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

Durante os anos do governo Lula, o PIB brasileiro teve um crescimento médio de 4% ao ano |3|. Esse cenário de crescimento econômico, conforme citado, ancorou-se, sobretudo, no crescimento das exportações de matérias-primas e commodities do Brasil para nações em vertiginoso crescimento, como a China.

Outras medidas relevantes implementadas pelo governo nos 100 primeiros dias foram o reajuste de 39% da merenda escolar e o conjunto de ações para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres.

O resultado do primeiro trimestre é o primeiro apurado após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu em sua campanha fazer a economia crescer. Segundo o IBGE, na comparação entre entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 4%.