Qual é a economia da Antártida?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Possui ainda uma grande riqueza mineral (carvão, ferro, cobalto, cobre, ouro, platina e zinco) e grandes reservas de petróleo. Além disso, é na Antártica que se encontra a maior reserva de água doce congelada do mundo.

É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta, além de possuir recursos minerais e energéticos incalculáveis.

Além de petróleo e gás, acredita-se que a região da Antártida seja rica em carvão, chumbo, ferro, cromo, cobre, ouro, níquel, platina, urânio e prata.

#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios.

A Antártica possui diversos recursos naturais, como chumbo, prata, cobre, petróleo, gás natural, etc., no entanto, a extração mineral também foi proibida com o Tratado da Antártica.

Antártica: um continente inexplorado
Isso porque o Tratado da Antártida, firmado em 1959 por mais de 50 países, estabelece que o território é destinado exclusivamente à pesquisa até o ano de 2040. Isso, entretanto, não impede que o turismo seja realizado por ali, desde que haja todo o cuidado necessário.

As atividades econômicas realizadas no ártico são basicamente extrativistas e muitas causam grande impacto ambiental. Seja a caças de focas, baleias e ursos, seja o tráfego constante de navios petroleiros que eventualmente sofrem avarias por conta do gelo e acabam despejando óleo no mar.

Cientistas afirmam que aquecimento global é responsável pelo crescimento acelerado de musgos na Península Antártica. Fenômeno se intensificou nos últimos 50 anos.

A Companhia de Bebidas das Américas – Ambev é a sucessora da Companhia Cervejaria Brahma (“Brahma”) e da Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos (“Antarctica”), duas das cervejarias mais antigas do Brasil.

Devido às condições climáticas extremas, a Antártida não possui uma população permanente. As pessoas que transitam por lá são principalmente cientistas e turistas que visitam o continente durante o verão, por períodos determinados.

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

Segundo as pesquisas já feitas até então, descobrimos que a vida existente sob o gelo é composta de criaturas pequenas e que se movimentam, como peixes, águas-vivas, crustáceos e vermes.

Segundo a investigação científica publicada nesta quinta-feira (12) na revista “Science”, a proteção maior é necessária para combater ameaças como o degelo, aumento do turismo, pesca, poluição e invasão de espécies rasteiras, além de uma potencial exploração de petróleo e gás natural nas áreas ao redor.

É uma região cada vez mais cobiçada por diversos países. Água potável, minérios como carvão, cobre, urânio e talvez petróleo, fazem parte da riqueza desse gélido Continente. Diversos países consideram que a Antártida possa ser no futuro fonte de conflitos.

Além dos Estados Unidos, os países mais ativos na Antártica são Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, afirmou Yves Frenot.

Sete países reivindicam partes de seu extenso território de 14 milhões de quilômetros quadrados. Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártica.

A Antártida não tem bandeira oficial, dado que não é uma nação e não tem governo próprio. A Organização do Tratado da Antártida adoptou uma bandeira em 2002, mas não é a bandeira do continente.

A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.

a antártica é um lugar onde ninguém pode explorar seus recursos morais por causa do acordo criado em 1959 e assinado por diversos países. ao longo da história da humanidade até. hoje o tratado da antártica isso quer dizer que se existe um lugar no mundo onde a paz é obrigatória ela se chama tática.

Esta região guarda 70% a 80% da água doce do mundo e, provavelmente, é detentora de incalculáveis recursos minerais e energéticos, incluindo petróleo e gás. O Brasil aderiu ao Tratado Antártico, o principal documento jurídico de regulamentação internacional das atividades na Antártica, em 1975.

O Brasil aderiu ao Tratado Antártico em 1975 e iniciou suas operações na região em 1982. Graças à relevância das pesquisas realizadas na primeira expedição, em 1983 o Brasil passou a pertencer à Parte Consultiva do Tratado Antártico, tendo direito a voz e voto dentro do Tratado.