Qual é a DST mais grave?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

AIDS é a DST mais graves, e é produzido por HIV. Este vírus infecta e destrói as células do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem levar à morte, seja por comprometimento do sistema imunológico, como no caso do HIV, ou por aumentar o risco de tumores malignos, como são os casos da hepatite B e do HPV.

Gonorréia: é a mais comum das DST. Também é conhecida pelo nome de blenorragia, pingadeira, esquentamento.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

1- É possível contrair IST sem ter tido relação sexual? Sim, há algumas doenças e infecções que podem ser adquiridas por meio não sexual. É necessário ter cuidado com uso de banheiros coletivos e compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e peças íntimas.

Existem algumas ISTs como a Sífilis que podem apresentar lesões iniciais que se curam sozinhas.

Um exemplo de infecção silenciosa é a clamídia.

As principais DST que podem estar relacionadas com o câncer são as infecções causadas pelos vírus T-linfotrópico humano (HTLV), Papiloma vírus humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Sem tratamento, as pessoas que são diagnosticadas com AIDS normalmente sobrevivem cerca de 3 anos. Uma vez com uma doença oportunista perigosa, a expectativa de vida sem tratamento cai para cerca de 1 ano.

Quem faz o teste cedo e logo inicia e faz adesão ao tratamento tem uma qualidade de vida boa. Lógico que a pessoa precisa fazer o acompanhamento da carga viral (quantidade de vírus no sangue) e da imunidade (CD4), mas fora isso, tem uma vida normal”, reforçou Almir Santana.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

Entre os principais sintomas estão:

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Corrimento amarelado ou algumas vezes com sangue;
  • Sangramento;
  • Dor durante o sexo;
  • Sangramento;
  • Infecções que ocorrem na garganta, olho ou ânus podem apresentar sintomas nessas partes do corpo.

Os sintomas no homem mais comuns são vermelhidão, coceira e dor no pênis. Os sinais se manifestam sobretudo quando a pessoa está com o sistema imunológico fragilizado. Normalmente a infecção é acarretada através do contato sexual sem uso de camisinha, a má higienização do pênis e o diabetes.

bacterioscopia, cultura de bactérias e PCR (reação de polimerase em cadeia), para gonorreia; herpes 1 e 2 (além do exame físico), para herpes genital; pesquisa de HPV, entre outros testes.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias. Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única.

1 - Sífilis
Normalmente o primeiro sinal da sífilis é uma ferida pequena e indolor. Pode haver inchaço na região. No segundo estágio pode ocorrer erupção nas palmas das mãos ou solas dos pés, cansaço, dor de garganta e dor de cabeça. Quanto antes o paciente procurar atendimento, melhor.

1. Herpes genital. O herpes genital é uma IST altamente contagiosa causada por um tipo de vírus denominado herpes simplex (HSV).

ISTs são passadas através do contato sexual sem proteção com alguém que tenha a infecção. Pegar uma IST não tem nada a ver com higiene ou limpeza, e fazer um teste de IST não é um reflexo do seu comportamento – é uma escolha saudável e responsável.

Feridas

  • Aparecem nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo, com ou sem dor;
  • Os tipos de feridas são muito variados e podem se apresentar como vesículas, úlceras, manchas, entre outros;
  • Podem ser manifestações da sífilis, herpes genital, cancroide (cancro mole), donovanose e linfogranuloma venéreo.

Inchaços dolorosos ou coceira
Algumas DSTs, como herpes genital, HIV e sífilis podem se manifestar em forma de erupções cutâneas, inchaços, verrugas ou feridas abertas que podem tornar a doença insuportável devido à necessidade constante de coceira e também pela dor causada.