Qual é a droga que mais vicia no mundo?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

heroína

Segundo especialistas, a droga mais viciante do mundo é a heroína, podendo viciar o indivíduo em apenas 5 doses. Isso se deve ao fato de que o organismo é capaz de apresentar uma alta tolerância à substância, a cada aumento de dose.

Dessa forma, as consideradas piores drogas na atualidade são:

  • Álcool;
  • Fentanil;
  • Cigarros;
  • Crack.

Crack. O crack é uma das drogas mais viciantes e com maior potencial destrutivo, sendo um subproduto da cocaína vendido por um valor mais acessível, o que torna muito popular entre jovens desempregados e a população de rua.

O fentanil e outros opioides sintéticos são as drogas mais comumente envolvidas em mortes por overdose. Mesmo em pequenas doses, pode ser fatal. Estima-se que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista. A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

Cocaína

A cocaína é uma das substâncias mais viciantes conhecidas pelos seres humanos.

Na lista de medicamentos mais usados por quem precisa emagrecer estão o orlistate, a sibutramina, a liraglutida e, mais recentemente, a lorcaserina.

O canabinoide sintético —ou "maconha sintética"— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.

Drogas depressoras da atividade mental são aquelas que produzem sonolência, diminuição da ansiedade, sensação de relaxamento, diminuição da velocidade do pensamento e prejuízos da coordenação motora. As drogas depressoras são: álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, opiáceos e inalantes.

ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.

heroína

Para responder sobre qual a droga mais difícil de largar , vários estudos foram feitos para concluir que a heroína é a mais difícil. Isso pode ser explicado por se tratar de uma droga extremamente viciante, já que a tolerância ao produto se instala muito rapidamente.

A larica é a fome, uma sensação constante de estômago vazio. Ela acontece porque o THC apura os receptores do bulbo olfativo, que é a sede central e ancestral do cérebro responsável por captar e enviar sinais elétricos sobre os aromas do ambiente.

A droga K9 é uma substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de THC. Ela é feita a partir de plantas pulverizadas com produtos químicos que atuam nos receptores de canabinóides no cérebro.

A maconha não apenas teve a razão mais baixa entre as drogas testadas, como foi verificada uma grande diferença entre suas doses letais e típicas. A erva foi a única droga testada classificada com "baixo risco de mortalidade". Todas as outras foram classificadas como "médias" ou "altas".

São Paulo -- Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

O uso de substâncias químicas, como álcool, opioides, dentre outras drogas, também pode causar ansiedade e depressão.

A cocaína deixa a pessoa agitada. Já o ecstasy é conhecido como uma droga socializante, que causa desinibição. É a droga deste milênio, assim como nos anos 70 e 80 se consumiam outras nas discotecas.