Qual é a droga que mais vicia?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

heroína

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas. Em um primeiro momento, ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente.

Maconha é menos viciante do que álcool ou nicotina.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

O fentanil e outros opioides sintéticos são as drogas mais comumente envolvidas em mortes por overdose. Mesmo em pequenas doses, pode ser fatal. Estima-se que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Heroína

1) Heroína
Segundo o estudo, essa droga dá a mesma quantidade de sensação de prazer que a cocaína. Porém, a heroína causa mais dependência física e psicológica ao usuário. Derivada do ópio e sintetizada a partir da morfina em 1898, a heroína já foi considerada uma solução para os viciados em morfina.

Segundo os especialistas, o MDMA (ou ecstasy) em estado puro é “uma das drogas menos perigosas de entre as que se conhecem”, e “é muito menos perigosa que drogas como o álcool, o tabaco ou a canábis”.

maconha

A mesma pesquisa aponta que a maconha é a droga mais consumida, com prevalência de 7,7%, mais do que o dobro da segunda colocada, a cocaína, com 3,1%. Nessa sondagem da Fiocruz, os entrevistados informaram que a média de idade do primeiro consumo de maconha foi de 14 anos.

Dessa forma, as consideradas piores drogas na atualidade são:

  • Álcool;
  • Fentanil;
  • Cigarros;
  • Crack.

O maior número de óbitos se deve ao uso de álcool (85,8%), seguido pelo fumo (11,5%) e ao uso de mais de uma substância psicoativa (1,2%). Em quarta e quinta posições, respectivamente, aparecem a cocaína (0,8%) e outras drogas (1,81%) como causadoras das mortes. Palavras-chave: Drogas. Mortalidade.

A cocaína age em áreas do cérebro responsáveis pela sensação de prazer, resultando em alterações de pensamento, comportamento e prioridades. Um dos efeitos da substância é o aumento da disponibilidade de dopamina, um dos principais neurotransmissores relacionados ao prazer, no cérebro.

Entre os principais sintomas dessa etapa, estão: irritabilidade, falta de disposição, cansaço extremo, quadros de paranoia, sonolência em excesso, ansiedade e depressão.

Apresentando uma nova escala relacionada aos danos para os usuários e para a sociedade, o álcool aparece como a droga mais nociva, quase três vezes mais perniciosa do que a cocaína e o tabaco. Segundo essa escala, a heroína e o crack são a segunda e a terceira drogas mais nocivas.

O canabinoide sintético —ou "maconha sintética"— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.

Isto significa que a bebida alcoólica mata mais que qualquer outra substância, como cocaína e crack.

De 80% a 90% dos usuários de drogas não são viciados. A maioria deles é de membros responsáveis da nossa sociedade, até mesmo os usuários de crack. Um exemplo é o prefeito de Toronto, no Canadá, Rob Ford. Ele admitiu que usava crack, mas fazia seu trabalho normalmente, pagava seus impostos e cuidava de sua família.

Se o adolescente sentiu prazer usando a droga, ele deu uma opção a mais - até então desconhecida - para o seu corpo em busca de prazer. Principalmente nos momentos em que estiver sem nada para fazer, ou não gostar do que estiver fazendo, ou mesmo para "turbinar" o que estiver sentindo.

Drogas depressoras
Tais drogas afetam o cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta. Elas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola) e narcóticos (morfina, heroína).

Também temos a Ritalina, geralmente usada por estudantes como estimulantes. A pessoa fica acordada e menos dispersa. Além desses, temos medicamentos que são misturados com álcool ou cocaína para serem potencializados, como o Rohypnol. É depressor, e a bebida, estimulante.