Qual é a doutrina da Igreja Metodista?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Acreditamos no único Deus verdadeiro, santo e vivo, Espírito Eterno, que é Criador, Soberano e Conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele é infinito em poder, sabedoria, justiça, bondade e amor, e governa com graciosa consideração pelo bem-estar e salvação dos homens, para a glória do seu nome.

A Igreja Metodista cumpre a sua missão realizando o culto de Deus, pregando a Sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo.

A Igreja Metodista Unida reconhece dois sacramentos, o batismo e a comunhão. Estes dois atos têm um lugar especial na igreja porque Jesus os ordenou e participou deles.

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.

A principal diferença entre estas duas fés é que o batismo é permitido para pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos na religião metodista. Enquanto o Batista só permitia o batismo aos jovens. Os metodistas realizam o batismo para todos, enquanto os batistas não o permitem para a criança.

Wesley e os primeiros metodistas se interessavam especialmente por convidar as pessoas a experimentarem a Graça de Deus e crescerem no conhecimento e no amor a Deus, por meio de uma vida cristã disciplinada. Eles enfatizavam, principalmente, o viver cristão, a fé e o amor postos em ação.

No Índice Geral de Cursos (IGC) a Metodista recebeu nota 3, numa escala que vai até 5.

A história da Igreja Metodista foi lembrada pelo pastor Levy Silvestre, da 8ª região eclesiástica. Segundo contou, em 24 de maio de 1738, em Londres, seu fundador John Wesley vivenciou uma forte experiência com Deus, a qual foi chamada de “coração aquecido”.

- Quem deseja ingressar na graduação da Metodista deve acessar o site https://processoseletivometodista.com.br/ e escolher a modalidade do curso (presencial ou a distância) e a forma de ingresso.

A Universidade Metodista, que enfrenta dificuldades financeiras há anos, teve o processo de recuperação judicial extinto, por se tratar de uma instituição educacional e ser mantida pela Igreja, ou seja, sem fins lucrativos.

A Igreja Metodista Wesleyana já surgiu institucionalizada, seguindo os modelos da Igreja Metodista do Brasil, de onde o grupo saiu. A seguir ela foi assumindo uma identidade pentecostal se perpetuando no campo religioso por meio de criação de seus próprios mecanismos institucionais e burocráticos.

A exposição foi transmitida ao vivo pela internet, no portal – www.metodista.org.br. Relatório - Outros dados também foram informados com entusiasmo: Pelo Brasil afora, há 1038 Igrejas Metodistas. Existem também 373 congregações e 400 pontos missionários no país.

Por que são SETE os Sacramentos?

  • Os Sacramentos da Iniciação Cristã são: BATISMO, CONFIRMAÇÃO e EUCARISTIA. Por estes sacramentos são lançados os fundamentos de toda a vida cristã. ...
  • Os Sacramentos de Cura são: PENITÊNCIA e UNÇÃO DOS ENFERMOS. ...
  • Os Sacramentos de Serviço da Comunhão são: MATRIMÔNIO e ORDEM.

O ministério de evangelismo do Wesley continuou a crescer, e ele começou a criar “sociedades de avivamento” nos lugares onde ele ministrava. Este grupos pequenos se reuniam para oração, encorajamento e estudo bíblico.

Que ou quem segue rigorosamente certo método.

A palavra “metodismo” decorre do fato de que o grupo fixava datas e horários para exercitar essas ações. “Para John Wesley, o evangelho de Cristo não conhece religião, que não seja religião social; não conhece santidade, que não seja santidade social.

A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6). O ato de sermos erguidos da água simboliza a Ressurreição de Jesus Cristo e representa nosso renascimento como Seus discípulos de convênio.

São as pastoras e pastores que manifestam, no contexto de cada Instituição e nas Igrejas locais, a convicção de que Deus é fonte de vida plena, e esta dimensão nos é transmitida pelos ensinos e ações de Jesus Cristo.

Logo John Wesley assumiu a liderança do grupo, cujas atividades religiosas incluíam, várias práticas devotas, como comungar uma vez por semana, orar diariamente, além de reservar três horas diárias para estudar a Bíblia.

Considerado o líder precursor, o clérigo e teólogo John Wesley (1703 Epworth-1791 Londres - ambas na Inglaterra) nasceu e morreu anglicano. E, curiosamente, nunca teve a intenção de criar uma nova igreja. “Até o final da vida ele não se via separado da Igreja Anglicana.