Qual é a doutrina da Igreja Anglicana?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Igreja Anglicana é uma igreja sacramental. Professamos o Santo Batismo e a Santa Eucaristia como legítimos sacramentos diretamente ordenados por Cristo e instrumentos da graça salvífica de Deus. A filiação à Igreja se dá pelo batismo, que é o sacramento da iniciação cristã, o ato de ingresso na comunidade eclesial.

O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas.

Em síntese, estabelecia os seguintes princípios: Extinção do culto aos santos. A Bíblia é a única fonte de fé. A salvação humana se dá pela predestinação.

A Igreja Anglicana no Brasil, inicialmente, crê nas Sagradas Escrituras do Novo e do Antigo testamento como inspirada Palavra de Deus, e a temos como regra de fé e prática, de acordo com o artigo VI dos 39 artigos da Declaração de Fé da Reforma Inglesa.

O mesmo pode ser dito dos quatro grandes patronos da Grã-Bretanha e Irlanda, Saint George (Inglaterra), Saint David (País de Gales), Saint Patrick (Irlanda) e Saint Andrew (Escócia).

Justin Welby é o líder da Igreja Anglicana, da qual Charles III agora é o chefe, ocupando o cargo de Governador Supremo da Igreja. O título dá a Charles III o direito de governar a Igreja Anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra.

Bíblia

De acordo com os responsáveis pela Catedral de Canterbury, esse é o único exemplar medieval completo da Bíblia que compõe o acervo da igreja.

Em uma Eucaristia anglicana, a forma está contida no rito e em suas rubricas, conforme articulado nos livros de oração autorizados pela província eclesiástica. A parte central do rito é a Oração Eucarística ou "Grande Ação de Graças".

O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre de origem espanhola.

A Comunhão Anglicana acredita que as Sagradas Escrituras contém toda a doutrina necessária para a salvação e nada que nelas não possa ser lido ou provado por elas pode ser tido como artigo de fé ou necessário para a salvação.

Características do anglicanismo
A igreja anglicana tinha características similares as da igreja católica, com a adoração aos santos e a hierarquia. Mas ela passou a adotar algo do Calvinismo. Ainda, com o poder que o Estado agora possuía sobre a Igreja, então foi possível apropriar-se de terras que pertenciam à Igreja.

Significado de Anglicana
Anglicana é o feminino de anglicano. O mesmo que: inglesa, britânica.

Tanto a igreja anglicana quanto a protestante seguem os valores católicos. A diferença básica é que na igreja anglicana, o rei/rainha é a autoridade religiosa máxima. A igreja protestante surgiu porque um cara chamado Lutero não concordava com os ideias católicos da época (1517) como a venda do perdão dos pecados.

A cerimonia anglicana quer ser uma alternativa a aqueles cristãos que necessitam de uma igreja acolhedora e fraterna. Ela se coloca integralmente à disposição para os casais que queiram receber as Bênçãos de Deus em seu casamento.

O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.