Qual é a doutrina da Graça?

Perguntado por: nibrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A expressão “as doutrinas da graça” resume cinco ensinamentos bíblicos distintos que foram reunidos em resposta à teologia que se desenvolveu na Holanda no final do século dezesseis.

- a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.

Através da graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho adotivo. Perdida a amizade de Deus pelo pecado, a sua recuperação é feita ou pelo arrependimento genuíno dos pecados e aceitação do sacrifício de Jesus. Ninguém é salvo sem receber a graça de Deus.

A graça, como falado anteriormente, é auxílio para o homem chegar ao seu fim último, que é a visão beatífica, mas também confere a ele forças próprias na caminhada cristã. Essas forças serão apresentadas aqui como forças morais e forças físicas de ordem espiritual.

Uma dica dada por ela para entender as origens do fundamentalismo nas três principais religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e islamismo) é a leitura do livro 'Em nome de Deus', da britânica Karen Armstrong, que é ex-freira católica e hoje é uma historiadora dedicada a estudos sobre a religião.

Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

A graça é uma dádiva do Pai Celestial concedida por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. A palavra graça, conforme é usada nas escrituras, refere-se basicamente ao poder capacitador e à cura espiritual oferecidos por meio da misericórdia e do amor de Jesus Cristo.

Um coração arrependido e boas obras são essenciais para obtermos graça. Ao suplicarmos uma resposta com oração fervorosa, ela pode ser mais condicionada ao arrependimento de nossos próprios pecados do que a qualquer outro fator.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

“Crescer em sabedoria”
Fatos, números, habilidades, procedimentos — a quantidade de informações que podemos acumular é quase ilimitada! Mas, como o Salvador, buscamos crescer em sabedoria, não apenas informação. Sabedoria é a capacidade de usar informações corretamente, entender nossas escolhas e tomar boas decisões.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

O poder da Graça é a garantia de viver a vida abundante na Terra! O Espírito Santo dirige sua vida e você tem liberdade! O Evangelho é libertação! (João 8.32).