Qual é a dosagem do fungicida?

Perguntado por: rpimenta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para fungicidas sistêmicos, são indicadas densidades de gotas de 30 a 40 gotas cm-2, com DMV de 201 a 400 µm (OZEKI & KUNZ, 1994). Produtos sistêmicos são eficazes em condições de menor cobertura do alvo biológico quando comparados com produtos com modo de ação de contato.

Iniciar as aplicações no aparecimento dos primeiros sintomas da mancha-púrpura e da ferrugem. Reaplicar com intervalos de 10 - 14 dias, em condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das doenças (temperatura e umidade altas).

O momento da primeira aplicação de fungicida em parte aérea é ponto chave para o sucesso no manejo de doenças, visto que o tratamento de sementes confere proteção às plantas por cerca de 15 dias.

Para aqueles que fizeram uma aplicação no vegetativo, de maneira preventiva, é possível a utilização de intervalos entre 15 a 18 dias de residual, desde que utilizados produtos eficientes com adição de produtos de reforço.

Nativo é um fungicida com forte ação preventiva e residual indicado para as culturas de algodão, arroz, milho, cana, café, batata, trigo, citrus, tomate, dentre outras.

Conclusões: O fungicida Nativo 200 SC, na dose de 1 L/ha, em associação ao adjuvante Aureo, também a 1L/ha, é muito eficiente no complexo de doenças da flor e chumbinhos do cafeeiro, sendo capaz de diminuir o número de rosetas danificadas, aumentar o número de frutos/roseta, aumentando significativamente a ...

Se vai chover num período mínimo de duas horas, não devemos aplicar. Se vai chover depois de duas horas, talvez possa aplicar. O intervalo mínimo entre a aplicação e a chuva varia de produto pra produto. Muitos produtos são lavados com facilidade.

Mesmo sem regulamentação pelo Ministério da Agricultura, a mistura no tanque de pulverização de produtos como herbicidas, fungicidas e inseticidas é uma prática comum entre os produtores visando o controle de plantas daninhas, pragas e doenças que podem ocorrer de forma simultânea na mesma área de cultivo.

Aplicar de 3,0 a 7,0% (misturar de 3,0 a 7,0 L do produto em 97,0 a 93,0 L de água), aplicando-se 200 a 250 mL por touça.

São produtos capazes de proteger as plantas e outros organismos vivos contra o crescimento desenfreado de fungos capazes de desencadear doenças. De fato, os fungicidas são por definição agentes químicos capazes de matar os microrganismos conhecidos como fungos.

O fungicida Orkestra recentemente lançado para controle de doenças fungicas do cafeeiro como a ferrugem e cercosporiose de folhas e frutos na dose de 05 a 1 L/ha por aplicação de um total de três pode ser associado aos cobres como Kocide (1 kg/ha) Fulland (1 L/ha) e mais recentemente o Glucona de Cobre (05 a 10 L/ha) ...

Você sabe escolher o fungicida correto para a sua lavoura?

  1. Saber o que se quer controlar. ...
  2. Eficácia de controle e espectro de ação. ...
  3. Conhecer quando inicia cada doença. ...
  4. Momento em relação a infecção e dinâmica na planta. ...
  5. Risco de falhas de controle. ...
  6. Residual de controle.

O modo de ação dos fungicidas refere-se ao processo metabólico do fungo no qual o composto químico irá atuar, por exemplo, respiração celular, síntese de substâncias, inibição de enzimas, etc.

Aplicar CERCOBIN 875 WG nas dosagens recomendadas, diluído em água, conforme o tipo de aplicação. Este produto pode ser aplicado por via terrestre, através de equipamentos pulverizadores costais (manuais ou motorizados), tratorizados e por via aérea, conforme recomendação para cada cultura.

O senso empírico comum, utilizado pelos pomicultores brasileiros, é de que, independentemente do inseticida utilizado, o tempo de quatro horas de secagem antes do início da precipitação é suficiente para sua absorção pela planta.