Qual é a doença que pode ser decorrente de hipotireoidismo?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

O que causa o hipotireoidismo, na maioria das vezes, é a Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que os anticorpos atacam a tireoide como se fosse nociva para o corpo. Além disso, o hipotireoidismo pode ser causado pela deficiência de iodo, condição conhecida como bócio.

Várias doenças e distúrbios podem causar esse problema, como:

  • Ingestão excessiva de iodo;
  • Doença de Graves;
  • Inflamação da Tireoide (Tireoidite);
  • Tumores não-cancerígenos da tireoide ou da glândula pituitária;
  • Superdosagem de hormônio da tireoide;
  • Tumores nos testículos ou ovários.

Causa: Nos adultos, a causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto, ou simplesmente doença de Hashimoto.

O que causa tireoidite de Hashimoto? Não se sabe exatamente, mas existem alguns fatores que contribuem, como os fatores genéticos, ou seja, é mais comum alguém que tenha doenças autoimunes da tireoide na família apresentar a tireoidite de Hashimoto, do que alguém que não tenha a doença na família.

O hipotireoidismo pode ajudar a aumentar o peso porque o paciente gasta menos energia. Mas, se balancear a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante. Por isso, os médicos afirmam que não se deve associar o hipotireoidismo a obesidade.

Glaucia Mazeto: Quando o hipertireoidismo é causado por uma doença, conhecida como Doença de Graves, pode entrar em remissão e até evoluir espontaneamente para hipotireoidismo. É importante manter acompanhamento com endocrinologista, para uma avaliação adequada do status funcional tireoideo.

A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

A maioria dos nódulos na tireoide é benigno, enquanto que somente uma pequena parcela – cerca de 4% nas mulheres e 8% em homens – são malignos, ou seja, cancerígenos.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

O que é o hipertireoidismo
É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

Apesar dos sinais serem facilmente reconhecidos, muitos casos não são diagnosticados, o que representa um perigo: sem tratamento adequado, as doenças da tireoide afetam não somente o coração, mas os ossos, alteram os níveis de colesterol no sangue e aumentam o risco de morte por arritmias e doenças como infarto do ...

Geralmente, o tratamento do hipotireoidismo é feito a longo prazo e pode durar a vida toda. Uma das formas para regularizar as disfunções da tireoide é por meio da reposição do T3 e T4 nas versões sintéticas dos hormônios. Para ter sucesso, é fundamental tomar o medicamento todos os dias, de preferência, em jejum.

Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.