Qual é a doença que o gato passa para o ser humano?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor.

Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.

Assim como qualquer outro animal, a urina de gato faz mal à saúde pois pode conter agentes infecciosos.

Riscos de dormir com gato que não tem a saúde em dia
Quando o felino não leva uma vida em que as boas práticas de saúde estão presentes, há sim, riscos em se dormir com ele. Por isso, é importante que se tenha todo cuidado com a saúde do gato.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Esses casos podem ter, com maior frequência, sequelas graves, como acometimento visual em graus variados, acometimento mental, alterações motoras e perda auditiva.

Tratamento: A doença não é considerada grave e tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Após avaliação clínica, orientação e acompanhamento médico, o tratamento deve ser iniciado rapidamente e sua duração pode variar de três a seis meses ou mesmo um ano, até a cura completa, não podendo ser abandonado.

Existe remédio natural? Não existe remédio natural para esporotricose em gatos. Essa doença é perigosa e deve ser devidamente tratada com os medicamentos certos para que os efeitos comecem o quanto antes e o felino não piore.

Verdade! Se o gatinho não estiver mais transmitindo a doença de gato (esporotricose), não tem problema em deixá-lo ficar junto da família. A única atenção é que o tratamento deve se manter por, aproximadamente, dois meses depois que as feridas cicatrizam e desaparecem.

O diagnóstico é feito com base na história do gato, no resultado de exames laboratoriais e nos níveis de anticorpos contra o protozoário. Além disso, buscar ovos nas fezes do felino não vale a pena.

12 – 18 anos

Presente na saliva de quase 90% dos gatos, a bactéria Pasteurella Multocida é o novo foco de preocupação do mundo felino para os seres humanos; que até o momento tinham a raiva e a toxoplasmose como as doenças mais temidas transmitidas pelos bichanos.

O diagnóstico da toxoplasmose é apoiado, principalmente, pela realização de exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames para uma avaliação mais precisa. O diagnóstico é realizado pela identificação de anticorpos específicos contra o parasito.