Qual é a doença que causa inflamação?

Perguntado por: aalvim8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Geralmente, as causas estão ligadas a infecção por vírus, bactérias ou fungos, mas também podem surgir por entorses e fraturas, além de doenças alérgicas, doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite, bem como doenças crônicas como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e colite ulcerativa.

Aos poucos, os tecidos do corpo e até mesmo órgãos completos começam a sofrer lesões. Surge a inflamação crônica, que não dá sinais a princípio, mas que termina no desenvolvimento de doenças crônicas. As doenças crônicas, por sua vez, são a principal causa de morte atualmente.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  • Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  • Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  • Problemas digestivos. ...
  • Pele irritada. ...
  • Ganho de peso. ...
  • Dieta anti-inflamatória. ...
  • Exercício físico.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

A inflamação é uma reação natural do organismo para combater um quadro de infecção ou lesão de um tecido. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.

Mas se a inflamação permanecer por longo prazo, ficando “crônica”, passa a ser perigosa para o organismo, dificultando a circulação sanguínea e a regeneração celular, tal qual acontece no fígado, levando a fibrose e a cirrose. Também, artérias inflamadas são comuns entre pessoas com doenças cardíacas.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Carboidratos refinados
O processo de refinamento de grãos de trigo e arroz retira as fibras e proteínas que os revestem. Sendo assim, diminuem a capacidade do organismo de processá-los adequadamente. Como resultado, há maior risco de inflamações crônicas, diabetes, síndromes metabólicas e obesidade.

Quais os 7 tipos de alimentos que você deve evitar, para sair desse estado inflamado?

  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Evite o desequilíbrio entre omega 6 e ômega 3. ...
  • Gorduras Trans. ...
  • Carboidratos Refinados. ...
  • Álcool. ...
  • Carnes processadad. ...
  • Açúcar e xarope de milho e frutose.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Você deve incluir no cardápio alimentos ricos em gorduras saudáveis (presente em azeite, nozes, amêndoas, abacate e peixes), frutas, verduras e legumes, além de mandioca, batata-doce, abóbora cabotiá, ervas frescas e especiarias.

A inflamação aguda é de curta duração, de alguns minutos ou horas ou um a dois dias, dependendo do estímulo causal, e suas principais características são a exsudação de fluidos e proteínas do plasma e emigração de leucócitos, predominantemente neutrófilos.

O chá-verde contém catequinas e flavonoides, que protegem contra a ação dos radicais livres.

  • 2 – Chá-preto. Muito usado na medicina tradicional chinesa e na ayurveda, esse chá tem propriedades regenerativas. ...
  • 3 – Chá de gengibre. ...
  • 4 – Chá de açafrão. ...
  • 9 – Chá de hortelã-pimenta. ...
  • 10 – Chimarrão.

As inflamações costumam ser associadas à dor de uma lesão ou às muitas doenças que ela pode causar, mas elas são parte importante da reação imunológica normal. Os problemas surgem quando essa função que normalmente é útil reage de forma excessiva ou por tempo demais.

O que significa estar inflamado? Este é um conceito geralmente associado a alguma condição em que a doença se manifesta. Diante de uma alergia, por exemplo, é comum que o organismo inicie o processo inflamatório. Assim, o corpo entra em um processo natural de cura.

Inflamação Crônica
Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a auto-imunidade. Observa-se morfologicamente infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.

Quando ativada de forma excessiva ou persistente, a inflamação pode causar o comprometimento de órgãos e sistemas, levando à descompensação, disfunção orgânica e morte.

Consegue-se detectar a inflamação crônica através de alguns exames de sangue. Em nosso meio, o mais acessível é a Proteína C-Reativa Ultrasensível. Quando ela está presente, alguns outros exames costumam vir elevados: ferritina, fibrinogênio, VSG, triglicérides, insulina e homocisteína.