Qual é a doença mais rara do sistema respiratório?

Perguntado por: usanches3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença rara caracterizada por cicatrizes nos pulmões que dificultam a respiração. Estima-se que no Brasil, mais de 13 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença, que atinge o sistema respiratório.

A linfangioleiomiomatose (LAM) é uma doença rara, que foi descrita pela primeira vez na literatura médica em 1937, pelo Dr. Von Stossel. O achado característico da doença é a presença de cistos que se apresentam difusamente, principalmente nos pulmões, sistema linfático e rins.

Doenças respiratórias crônicas
Asma: é caracterizada pela inflamação interna das estruturas do pulmão. Isso causa inchaço, dificultando a passagem de ar. Seus sintomas incluem falta de ar, fadiga e tosse (normalmente sem catarro); Rinite crônica: A rinite é uma inflamação interna do nariz, podendo ser alérgica ou não.

Quais são as doenças respiratórias mais comuns em cada estação?

  • Sinusite;
  • Faringite;
  • Gripe;
  • Asma;
  • Rinite.

Há mais de 160 rinovírus humanos distintos, sendo possível, portanto, pegar diversos resfriados ao longo do tempo. Esse é o tipo que mais causa problema respiratório.

Poluição do ar e tabagismo
Ambos colocam o organismo em contato com dióxido e monóxido de carbono (além de centenas de substâncias nocivas presentes no cigarro), que vão enfraquecendo o sistema respiratório.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

A fibrose pulmonar é uma doença que impede a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea. Ela acontece quando o pulmão, após um longo período de múltiplos danos, sofre alterações irreversíveis que prejudicam suas trocas gasosas.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

– esforço físico; – aspectos emocionais; – exposição ao ar frio; – outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro-esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, asma provocada por outras doenças.

As 6 principais doenças respiratórias na infância

  • congestão nasal;
  • espirros;
  • tosses.
  • mal-estar.

Fraqueza facial; Tremores; Redução ou perda do tono muscular; Dormência, queimação ou coceira nos membros.

O termo vasculite pulmonar designa literalmente um grupo heterogêneo de entidades clínico-patológicas caracterizadas por inflamação, acompanhada por variada destruição da parede vascular e eventual perda da inte- gridade do vaso e sangramento, ou necrose tissular is- quêmica.

Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6.000 a 8.000 tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

As doenças causadas pelos vírus respiratórios são classificadas em diferentes síndromes clínicas: resfriado comum, faringite, crupe (laringotraqueíte aguda), laringite, bronquite aguda, bronquiolite, síndrome de influenza símile e pneumonia.

A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e cartilaginoso, localizado entre a laringe e os brônquios, que faz parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, os brônquios e os pulmões. Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.

O que causa infecção respiratória? Diversos tipos de microrganismos podem atuar como agentes infecciosos no sistema respiratório, incluindo vírus, bactérias e fungos. Eles podem ser inalados ou entrarem em contato com a boca, olhos ou nariz por contato com as mãos, objetos, líquidos e alimentos contaminados.

A inflamação dos brônquios é comumente chamada de bronquite, mas é importante não confundir com a bronquite crônica, doença que causa tosse e expectoração na maioria dos dias, por no mínimo três meses por ano, durante dois anos consecutivos. Sua causa mais comum é o tabagismo.

O vírus sincicial respiratório (VSR) provoca uma infecção aguda nas vias respiratórias, que pode afetar os brônquios e os pulmões.

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em três partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.